PUBLICIDADE

Leitão confirma audiência da Câmara dos Deputados para tratar das famílias despejadas de terras em MT

PUBLICIDADE

O deputado Nilson Leitão informou, hoje, que a Câmara Federal fará, na qunta-feira (4), audiência pública para tratar sobre a situação de desintrusão e pós-desintrusão na localidade do Posto da Mata – Suiá Missú,, na região Araguaia de Mato Grosso, de onde inúmeras famílias foram desalojadas perdendo suas casas devido decisão judicial que estavam ocupando terras indígenas. O objetivo da audiência é tratada rdas consequências, medidas e atitudes que foram tomadas em relação aos moradores após a desocupação.

Para Leitão, é inadmissível que até hoje essas famílias estejam desamparadas. “A situação é muito grave, o governo desalojou alegando que eram terras indígenas e deixou inúmeras famílias completamente abandonadas. Os índios e produtores até então conviviam em paz nas localidades, o que não justifica o despejo. Há tempos eu cobro uma solução para essas famílias! Eu acredito que seja necessária uma atitude enérgica, drástica e definitiva. Temos trabalhado incansavelmente para por fim a toda essa situação, que gerou até mortes”, expõe, através da assessoria.

O deputado defende que é preciso que exista diante dessa situação um equilíbrio jurídico. A regularização e a correta demarcação das terras trás tranquilidade para essas famílias que estão vivendo em meio ao caos, como também para os indígenas, acarretando segurança e harmonia para todos.

Foram convidados para o debate o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal –STF-, o ministro da Agricultura, Neri Geller; a ministra de Relações Institucionais da Casa Civil, Ideli Salvatti, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o procurador Geral da República, Rodrigo Janot e o presidente do Incra, Carlos Guedes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...
PUBLICIDADE