PUBLICIDADE

Leitão coleta assinaturas propondo CPI de terras indígenas

PUBLICIDADE

Com o retorno dos trabalhos legislativos após o recesso de carnaval, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) iniciou, na semana passada, a coleta de assinaturas para o requerimento de sua autoria que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o processo de demarcação de terras indígenas na Câmara dos Deputados.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é discutir os critérios que estão sendo usados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para a definição dos territórios. Ele ressalta que, somente em Mato Grosso existem mais de 70 terras demarcadas como indígenas.

Existem denúncias de uma suposta máfia que negociaria, para particulares, a apropriação das terras indígenas. Líder da bancada do Centro-Oeste na Câmara, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) destaca que já existem projetos sobre o assunto tramitando na Casa. "Não tenho nada contra a CPI, mas o que precisamos fazer é votar o que já está proposto. CPI da Funai nós já fizemos e não deu em nada", ressaltou.

Para que o requerimento de Leitão seja aprovado, são necessárias, no mínimo, assinaturas de 171 deputados federais. Segundo o parlamentar, a coleta de apoio ainda está na fase inicial. Nesta primeira semana de trabalho após o retorno do recesso, o tucano se concentrou no trabalho de liderança da minoria. O grupo de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) conta com cerca de 100 deputados e, para emplacar a CPI da Funai, precisará convencer membros da base aliada.

Fagundes afirma que se a CPI for instaurada, irá apreciar, mas pondera que a criação da comissão pode atrasar a votação do projeto que já tramita na Câmara. "O Congresso precisa se debruçar sobre a legislação, uma CPI pode fazer com que o processo demore mais. Às vezes ela perde seu caminho pelo conteúdo político ou ele é demorado demais pelas discussões que se formam", avaliou o republicano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossado novo conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso

Aprovado por unanimidade pelos 23 deputados estaduais presentes em...

Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...
PUBLICIDADE