O prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB) e o deputado federal Carlos Abicalil (PT)
terão audiência nesta quarta-feira à tarde, em Brasília, com o ministro das Cidades, Marcio Fortes. Eles cobrarão a liberação dos recursos para investimento na rede de esgoto em Sinop, que está sendo pleiteado desde novembro do ano passado.
O município atendeu todos os requisitos para conseguir financiamento de R$ 40 milhões tendo seu projeto classificado em primeiro lugar nos critérios do BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-, mas a verba não foi liberada.
Em vez de ser contemplado pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), em que seria o primeiro a receber o montante entre 1.239 municípios brasileiros, Sinop passaria a receber os recursos pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que distribui os recursos demograficamente.
O financiamento será pago em 15 anos com carência de 6 meses e a prefeitura entrará com contra-partida de R$ 9 milhões. “Temos urgência nesta obra. Ela é prioridade para nossa administração e vamos sensibilizar o ministro para que sejam liberados imediatamente estes recursos”, afirmou o prefeito, ao Só Notícias.
A verba é suficiente para construção dos 162 quilômetros de rede coletora, que vai interligar 7.566 mil domicílios. Também será construído o sistema de tratamento, entre as avenidas Palmeiras-Tarumãs (Norte-Sul) e Jacarandás-Itaúbas (Leste-Oeste), além de parte dos bairros Jardim das Palmeiras, Imperial e do Jardim Maringá
Esta será a segunda audiência de Leitão com o ministro. Em maio, Marcio Fortes reconheceu o equívoco cometido pelo Ministério das Cidades e garantiu que tomaria providências para reverter esta situação. Mesmo assim, a Procuradoria Jurídica do município impetrou um mandado de segurança com pedido de liminar obrigando o Ministério das Cidades a contratar financiamento para o projeto do saneamento básico.