PUBLICIDADE

Lei determina que cartórios adotem medidas combatendo violência financeira contra idosos em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

O governador Mauro Mendes (União) assinou, na semana passada, as alterações na lei de 2017, que instituiu o “Observatório Estadual da Violência Contra o Idoso”, criando diretrizes especificas para o combate à violência financeira contra a pessoa idosa, especialmente as vulneráveis, em serviços notariais e de registro (cartórios).

O novo artigo determina que, a partir de agora, os cartórios devem realizar diligências, se necessário, para coibir fraudes e golpes nos casos de antecipação de herança, movimentação indevida de contas bancárias, venda de imóveis, mau uso ou ocultação de fundos, bens ou ativos e qualquer outra hipótese relacionada à exploração inapropriada ou ilegal de recursos financeiros e patrimoniais sem o devido consentimento da pessoa idosa.

Havendo indícios de qualquer tipo de violência contra idosos nos atos, o fato deverá ser comunicado imediatamente à polícia e ao Ministério Público. O artigo destaca que a denúncia deve ser feita especialmente quando observada administração fraudulenta de cartões bancários ou de recebimento de benefícios previdenciários.

Por fim, o artigo ainda diz que o poder executivo, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis, deverá realizar ações educativas de conscientização e prevenção da violência financeira contra a pessoa idosa.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Medida proposta por presidente da Assembleia repercute em evento nacional

A Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem requerida pelo...

Alckmin diz em Sorriso que vai se empenhar para ‘destravar’ a Ferrogrão

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, há...
PUBLICIDADE