segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Lafin busca em Brasília acelerar a regularização do Aeroporto de Sorriso

PUBLICIDADE

O prefeito Ari Lafin, está na capital federal para uma reunião com os responsáveis pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para tratar da licença para que o Aeroporto Regional Adolino Bedin possa voltar a receber voos comerciais.

De acordo com o prefeito, a partir deste momento a administração municipal passa a assumir o gerenciamento do aeroporto. Lafin ressaltou que o aeroporto continua operando normalmente voos particulares e que discutirá com os diretores da empresa área para a retomada dos voos comerciais no município.

Conforme Só Notícias já informou, a companhia aérea começou, ontem, a operacionalização dos voos extras transferidos do aeroporto de Sorriso, no João Batista Figueiredo. A assessoria da empresa confirmou que a mudança ocorreu devido a não renovação do certificado de operação do aeroporto de Sorriso.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina explicou, anteriormente, que a pendência na renovação ocorreu porque o aeroporto tem uma licença provisória para operar voos até o dia 5 deste mês. Devido a isso, fiscais da Anac fizeram vistoria com objetivo de emitir a licença definitiva.

No entanto, ainda segundo Drusina, durante os trabalhos foram feitos 43 apontamentos pelo órgão fiscalizador em que há a necessidade de alterações para que a nova certificação possa ser emitida. "Um exemplo do que foi pedido está no asfalto. Nós havíamos feito uma infraestrutura com resíduo asfáltico para servir de ligação do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aérodromos Civis (Sescinc) até a pista e eles disseram que essa ligação não pode ser feita e que precisa ser asfaltada. Dissemos a eles que em 10 ou 15 dias nós não conseguimos asfaltar, pois tem prazo para licitação e trâmites burocráticos. Diante disso eles nos informaram que fariam o cancelamento ao invés da prorrogação da certificação. Eles nos deram a opção de que se o operador do aeroporto fosse trocado, ou seja a empresa administradora, aí nós conseguimos prorrogar o prazo para um ano ou dois anos. Essa foi a saída, porque quando você entra com um novo operador".

A prefeitura é quem assumiu a operação do aeroporto. Com isso, fiscais da Anac estiveram em Sorriso, na última quinta-feira para uma inspeção. A expectativa é está semana a situação esteja regularizada.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE