quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Kato anuncia interiorização para Sinop de movimento comunitário

PUBLICIDADE

O movimento comunitário mato-grossense conquistou neste ano um dos mais importantes avanços em 27 anos de atuação no Estado. Entre as conquistas avaliadas durante reunião entre as secretarias da Casa Civil e Casa Militar com representantes do movimento está a importância integração das comunidades nas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Para dar o primeiro passo nesse sentido, as duas secretarias iniciaram o Projeto Participação Comunitária para capacitação de líderes comunitários pelo curso de “Noção de Elaboração e Gerenciamento de Projetos Coletivos e Auto-Sustentável”. Com cerca de 160 líderes comunitários já capacitados, o curso desenvolvido pela Escola de Governo do Estado tem como principal objetivo formar multiplicadores com noções de elaboração de projetos, necessários nas reivindicações de melhoria nas comunidades e desenvolvimento de ações sustentáveis nas comunidades, em consonância com a realidade local de cada uma.

“É uma preocupação constante do Governo incluir todos os segmentos na condução da política de inclusão social e esse empenho é o de integrar o movimento que trabalha direto com as comunidades, buscando detectar com mais precisão as necessidades e prioridades”, destacou o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira, que coordena o projeto.

Com o desenvolvimento do curso os líderes têm a oportunidade de apontar as demandas de cada comunidade por meio dos temas trabalhados – associativismo, papel do agente social, polícia comunitária e formas de geração de emprego e renda – e as expectativas de realização de projetos, além, de contar com apoio técnico para detectar a viabilidade de realização das ações. “Essas demandas apontadas balizam melhor as ações que tanto o Governo estadual quanto municipal desenvolvidas”, lembrou o tenente-coronel Clarindo Castro, da Casa Militar.

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Bairros (Femab), Walter Arruda, a parceria entre Governo e o movimento representa um considerável avanço na trajetória das ações comunitárias. “Estamos convictos de que o Governo está firme na posição de apoiar e auxiliar líderes comunitários na estruturação do movimento e ouvindo também quanto às reivindicações sociais, pois o movimento é o elo mais forte que o cidadão possui entre os agentes públicos e as comunidades. A realização dessas ações nos dá sustentação para que possamos trabalhar com mais qualidade nas comunidades”, ressaltou Arruda.

Com essas ações executadas pelo Governo do Estado, a intenção é não somente aproximar o poder público e o terceiro setor, como também garantir a participação das comunidades na elaboração das políticas públicas, dando ênfase as principais carências da população. “Com esse aval dado pelo governador Blairo Maggi ao movimento conquistamos uma sensível melhora no relacionamento e no respeito dos gestores públicos com as lideranças comunitárias e o mais importante, estamos lutando e vendo as ações de verdadeira justiça e inclusão social sendo concretizadas, sem paternalismo do poder público”, argumentou Arruda.

“Este momento vivido pelo movimento comunitário é ímpar em nossa história, pois estamos conquistando o respeito e a atenção necessárias para trabalhar pelas bases comunitárias. O trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado está sendo exemplo para que as relações entre o movimento e as administrações municipais sejam ampliadas e fortalecidas”, avaliou o presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores, Valmir Cardoso.

Como fundador da Femab e primeiro presidente da federação, Cardoso considerou ainda que o trabalho desenvolvido na parceria entre o Estado e as associações rendeu iniciativas positivas para as comunidades como a maior aproximação entre os órgãos de Segurança Pública, a exemplo da Polícia Militar, que possui as companhias de polícia comunitária instaladas nas maiores regiões da Capital.

O secretário-adjunto da Casa Civil, Antônio Kato, destacou a importância da interiorização do projeto, que será reforçada para o próximo ano, de forma a garantir a continuidade das ações desenvolvidas, com a multiplicação da capacitação de líderes comunitários. Para 2006, o curso será estendido a municípios-pólo do Estado, como Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres. “Com isso estamos mostrando a importância que tal segmento tem junto aos órgãos de gerenciamento público e a importância de se fortalecer e unir o movimento comunitário”, afirmou Kato.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE