sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Justiça suspende direitos políticos de ex-secretário estadual em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O juiz da Vara Especializada de Ação Civil Pública e Popular de Cuiabá, Luís Aparecido Bertolucci Júnior, acolheu denúncia do Ministério Público Estadual e condenou o ex-secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, por improbidade administrativa, enquanto esteve à frente da pasta, entre agosto de 2005 a 31 de março de 2010. Era alegado descumprimento de decisões judiciais proferidas em oito processos relativos a tratamentos de saúde. Ele ainda pode recorrer.

Só Notícias teve acesso à sentença, na qual o magistrado determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-secretário pelo período de três anos; o proibiu de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário por três anos; o pagamento de multa civil, de dez vezes o valor da remuneração paga enquanto ocupou o cargo de secretário.

O magistrado entendeu que “a omissão do requerido em envidar esforços no sentido de fazer cumprir a tempo as decisões judiciais não pode ser entendida como conduta destituída de dolo, uma vez que foi devidamente cientificado das decisões, e na condição de gestor da Secretaria de Estado de Saúde, possuía meios para fazer valer as ordens judiciais que, no caso, visavam garantir a vida e a saúde dos jurisdicionados”.

Em um dos casos, no tocante à decisão liminar que determinava que Estado providenciasse tratamento de saúde a uma criança enferma, com o fornecimento de todo o material necessário, o ex-secretário sustentou que o não cumprimento da ordem se deu em razão da informação prestada pelo próprio Estado, após os exames solicitados por médico especialista, a cirurgia “não resolveria o caso”, devendo o menor ser reavaliado em 2009.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE