PUBLICIDADE

Justiça pode determinar mudanças em sindicato de investigadores em MT

PUBLICIDADE

A Justiça do Trabalho pode determinar o afastamento, a qualquer momento, do atual presidente do Sindicato dos Investigadores e Agentes Prisionais de Mato Grosso (Siagespoc), Cledison Gonçalves da Silva, substituindo-o pelo segundo colocado no pleito interno de dezembro de 2008, Jamilson Adriano de Souza Moura. Na eleição de 2008, Cledison Gonçalves teria concorrido à reeleição ilegalmente, por não ter prestado contas desde 2002 e estar irregular com sua representatividade legal desde dezembro de 2005, segundo certidão de breve relato" emitida pelo Cartório do 1º Ofício – Serviço Notarial e Registral Glória Alice Ferreira Bertoli.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o ordenador de despesa da entidade preste contas e, depois, submeta à assembléia geral da categoria.

Como não teria prestado contas durante todo o período em que esteve à frente da entidade nem registrado sua diretoria, Cledison Gonçalves estava inelegível e não poderia disputar novamente o comando do Siagespoc. É a terceira vez que ele disputa a direção do sindicato e somente sua primeira diretoria, em 2002, foi registrada, conforme determina o Estatuto.

"Sem dúvida, Jamilson Moura pode assumiu a direção do Siagespoc a qualquer momento, porque a legislação (CLT) é clara e existem decisões anteriores da Justiça do Trabalho, firmando jurisprudência irrefutável em relação ao tema", argumenta o advogado Rodrigo Oliveira Silva, signatário da ação.

Por outro lado, Jamilson Moura diz que, historicamente, Cledison Gonçalves jamais prestou contas à categoria sobre seus atos no Siagespoc. Tampouco respondeu aos seus requerimentos solicitando transparência contábil, financeira, orçamentária, patrimonial, dos contratos e ainda da folha de pagamentos do Sindicato, desde 2003 até 2009.

A ação impetrada por Jamilson Moura, por sorteio, foi destinada à 2ª Vara Fórum Trabalhista de Mato Grosso. A tendência é de que a liminar seja concedida num curto espaço de tempo.

Cledison Gonçalves não foi localizado, por telefone, para comentar o fato.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carta de intenções sinaliza possibilidade de financiamento climático para Mato Grosso

Mato Grosso avançou um acordo para receber financiamento climático...

Secretárias buscam agilizar no governo implantação de hospital municipal e maternidade

As secretárias de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon,...
PUBLICIDADE