O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) e a secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizaram, hoje, uma nova reunião para alinhar estratégias visando a ampliação da cobertura biométrica do eleitorado de Mato Grosso. Após o cruzamento de informações, o TRE identificou que 8,4 mil – de 72,7 mil servidores do Poder Executivo – ainda não realizaram o cadastramento biométrico, o que representa 11,5% do total.
Aprofundando os dados, entre os servidores ativos, que somam 44.234 pessoas, 4.497 (10,1%) não possuem biometria cadastrada. A maior concentração está em Cuiabá, onde 1.869 eleitores permanecem sem o registro biométrico. Já entre os aposentados, dos 28.245 inativos, 4.357 (15,4%) não fizeram a biometria. Destes, praticamente todos estão localizados em Cuiabá (4.348).
O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Marcelo Sebastião Prado, destacou que o engajamento das instituições é essencial para alcançar a meta da campanha 100% Biometria, conduzida pela própria Corregedoria. “A atualização biométrica é fundamental para a confiabilidade das eleições. Com a parceria da Seplag, conseguiremos ampliar nossa comunicação direta com os servidores e aposentados, garantindo que esse público entenda a importância de comparecer e efetivar o cadastro”, explicou.
Atualmente, 88,89% do eleitorado mato-grossense já realizou a biometria. Isso significa que 2.238.516 dos 2.518.048 eleitores aptos estão com os dados atualizados. A meta é alcançar pelo menos 98% de cobertura biométrica até o próximo pleito, segundo o TRE.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.