A juíza eleitoral de Lucas do Rio Verde, Leilamar Aparecida Rodrigues, deve firmar um termo de cooperação com uma universidade do município para o projeto ‘mesário voluntário’. Hoje à noite a magistrada apresentará o trabalho aos acadêmicos e fará o convite para quem estiver interessado.
Ela explica que, pelo termo, o horário de serviço prestado durante a eleição será contabilizado como horas aulas extras curriculares, exigidas na maioria dos cursos. A convocação para os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro já foi feita, mas, segundo a juíza, muitos não são localizados ou possuem algum impedimento para a função, e sempre faltam voluntários.
“Mesmo que não trabalharem nestas eleições, os voluntários ficarão inscritos para as futuras convocações”, acrescenta. A 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde, que também integra os municípios de Tapurah, Ipiranga do Norte e Itanhangá terá 364 mesários na eleição.
Todos os convocados passarão por um treinamento, no mês de setembro, em que serão orientados como proceder no dia da votação e quais as proibições impostas nos postos de votação.