PUBLICIDADE

Juiz pede vistas sobre processo dos suplentes de Taques

PUBLICIDADE

Samuel Franco Dalia Junior (assessoria)O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, Samuel Franco Dalia Júnior pediu vistas ao embargo de declaração, proposto pela defesa do ex-deputado federal, Carlos Abicalil (PT), derrotado nas eleições de 2010, ao Senado. O processo estava em pauta para ser apreciado em Plenário, na sessão de hoje, mas com o pedido de vistas, foi adiado para a próxima sessão que deverá acontecer segunda-feira (24). O embargo, segundo Samuel, foi a primeira ação movida contra a ata de registro de suplentesdo senador Pedro Taques (PDT). Abicalil questiona a legitimidade da ata com a troca de suplentes. Já o agravo regimental, segunda ação, questiona fato de o relator do processo da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, José Blaszak ter autorizado e, posteriormente, desautorizado a realização de perícia grafotécnica na ata.

“Eu pedi vistas no embargo de declaração, que são cabíveis quando há omissão, obscuridade e contrariedade. O juiz relator, José Luiz Blaszak disse que foi arguida 3 preliminares e ele não apreciou. Entendi que houve omissão, pedi vistas para analisar estas preliminares. Mas eu não pedi vistas no agravo regimental, que veio após o embargo de declaração. O agravo foi que determinou ao presidente da coligação de Taques, José Carlos Dorte, a apresentar a ata original”, explicou.

Advogado de Dorte, José Rosa vai pedir a reconstituição da ata, com as testemunhas e envolvidos no processo. Para o juiz, tal atitude é induzir a Justiça eleitoral ao erro. “Podem ser ouvidas as testemunhas da ata, sim, mas a reconstituição induz a Justiça ao erro". Isso porque uma das ações questiona a legitimidade de uma das assinaturas do documento. "Se existe a cópia, como há no processo, tem que haver a original”, disse o juiz membro.

Está sendo apurado se houve irregularidade na inversão da ordem dos suplentes da coligação de Pedro Taques entre Paulo Fiuza, de Sinop, e José Medeiros, de Rondonópolis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE