O juiz eleitoral em Sinop, Walter Tomaz da Costa, confirmou, ao Só Notícias, que um dos principais trabalhos realizados vem sendo enfrentar as propagandas extemporâneas, que estão ocorrendo pré-período eleitoral por parte de pré-candidatos. “Já está acontecendo, apesar de que, às vezes, não tem tanta divulgação mas nós temos algumas, inúmeras decisões, na verdade, aqui na 22ª Zona Eleitoral a respeito de propaganda eleitoral extemporânea e tem sido reiteradamente negativa”, disse. Em alguns casos foram determinadas remoções de redes sociais.
“Aquela propaganda que você vem de modo a deteriorar a imagem do adversário de alguma forma, do potencial adversário que nós sabemos ainda, não temos ainda a definição disso pelos próprios partidos e coligações, mas teremos ainda nos próximos dias essa situação, e então nós já estamos trabalhando bastante nisso, tem inúmeras decisões, inclusive a maioria penalizando os transgressores.”
Ainda segundo o juiz, o número de sessões eleitorais (onde as pessoas vão votar ) aumentou em Sinop por conta do aumento do eleitorado havendo possibilidade também de serem agregados eleitores a algumas sessões. ” Acontece que nós estamos diante de um pleito que terão duas possibilidades do voto, vai votar na majoritária para prefeito, na proporcional para vereador, então eu não vou escolher dois ou três, dois votos, não é igual à eleição geral que você tem vários cliques, demora mais a votação, como nós teremos só dois votos, significa que nós podemos agregar (seções eleitorais). Apesar de ter aumentado o número de sessões, nós podemos, em torno de 350, podemos agregar algumas sessões, porque o voto será mais dinâmico, mais ágil”, detalhou.
Em relação à convocação de mesários, o juiz eleitoral explicou que, conforme a lei, devem ser convocados até o dia 7 de agosto. “Claro que eu não vou deixar para o último dia, nós estamos fazendo um trabalho e eu já aproveito a oportunidade para convocar para chamar os eleitores que quiserem ser mesários voluntários, que nos procurem no cartão eleitoral ou no site do Tribunal Regional Eleitoral e se inscreva. É melhor ele trabalhar contente, espontâneo, do que às vezes ser convocado e será convocado de todo jeito, inclusive se o número não preencher os mesários voluntários.” Ele concluiu que serão cerca de 1,4 mil mesários, além de auxiliares com transporte, alimentação, entre outros.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.