PUBLICIDADE

Juiz concede liminar para equipe de transição de prefeito eleito de Guarantã ter acesso a informações

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha

O juiz da comarca de Guarantã do Norte, Guilherme Carlos Kotovicz, concedeu liminar, requerida pelo Ministério Público, para que a prefeitura forneça informações essenciais à comissão de transição do prefeito eleito, Marcio Gonçalves. O magistrado acolheu pedido do prefeito eleito, em ação civil pública, que manifestou, no pedido de liminar, que a comissão solicitou, em ofício de 29 de outubro, “relatórios de execução orçamentária e financeira, dívidas públicas, contratos ativos e vencidos, convênios em andamento, precatórios pagos e a pagar, bem como acesso integral aos sistemas informatizados de gestão pública, especialmente os operados”, por uma empresa de gestão e tecnologia.

Em resposta ao ofício, a prefeitura expediu cinco memorandos limitando o atendimento das solicitações “condicionando-o a uma interpretação restritiva e unilateral” da resolução normativa 19/2016. Essa resolução estabelece “a obrigatoriedade de garantir à Comissão de Transição o acesso irrestrito a informações e documentos administrativos essenciais durante o período de transição”.

O juiz Guilherme Kotovicz decidiu que “não há amparo para restrições injustificadas impostas pela atual gestão, uma vez que o levantamento de informações pela equipe de transição visa facilitar a tomada de decisão ainda na fase de transição até a posse, como a organização da equipe de governo, a criação ou extinção de cargos, a criação ou extinção de secretarias e órgãos municipais, a extinção, continuidade ou lançamentos de programas sociais, entre outros aspectos. Ao dificultar o acesso a dados relevantes, a gestão atual compromete não apenas o planejamento da próxima administração, mas também a própria eficiência do serviço público municipal”.

Ele também decidiu que, caso a liminar não seja atendida, a multa diária para o prefeito em exercício é de R$ 5 mil até o limite R$ 300 mil.

Outro lado
Procurado pelo Só Notícias, o prefeito Érico Stevan disse, há pouco, que a liminar está sendo acatada e solicitou, esta tarde, a criação de senha para acesso da comissão de transição aos sistemas informatizados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE