PUBLICIDADE

Juiz concede liminar e determina instalação e funcionamento do Samu em Sinop

PUBLICIDADE

O juiz da 6ª Vara Cível, Mirko Vincenzo Giannotte, concedeu liminar na ação civil pública movida pelo promotor de Justiça, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, cobrando o Estado e prefeitura a instalação e funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município. Porém, o magistrado não determinou prazo específico para que o serviço seja implantado. “Defiro parcialmente o pedido de tutela antecipatória no sentido de determinar aos requeridos, Estado de Mato Grosso e município de Sinop, na obrigação de fazer consistente na instalação e funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na cidade de Sinop”, sentenciou.

O promotor Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, disse, anteriormente, ao Só Notícias, que ação foi necessária para provocar e fazer a secretaria estadual de Saúde se ‘movimentar’ e implantar o serviço no município. “Constatamos que o Estado tem condições plena de instalação do Samu. Por isso, entramos com a ação porque o Estado não se ‘moveu’ ou apresentou interesse próprio de implantar o serviço".

O MP obteve a informação de que o “Projeto Samu 100%”, desenvolvido com financiamento tripartite (União, Estado e município) previa a implantação de uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado para Sinop, mas que, para a execução desta medida, era indispensável a conclusão da Central de Regulação Médica Única do Samu 192, com sede em Cuiabá e de gestão da secretaria estadual de Saúde e que está pronta desde o dia 27 de março deste ano.

Sinop tem elevado número de acidentes de trânsito e outras situações de emergência, sendo insuficiente para atender a demanda os serviços de resgate dos bombeiros. 4ª maior cidade do Estado, com aproximadamente 150 mil habitantes, o único serviço de primeiros socorros prestados está a cargo do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, que conta apenas com três ambulâncias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE