PUBLICIDADE

Juiz cassa registro de prefeito eleito em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O juiz eleitoral Lídio Modesto da Silva Filho cassou ontem o registro da candidatura do prefeito reeleito de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM), e do seu vice, Izaías Vieira da Silva. Eles foram cassados por abuso de poder político e compra de votos. Com isso, o resultado da eleição muda e a futura prefeita do município passa a ser Glorinha Garcia (PP).

O juiz também decretou a perda dos direitos políticos de Faustino e Izaías no prazo de três anos porque eles confeccionaram e distribuíram camisetas durante a campanha, o que é proibido pela Justiça Eleitoral. A denúncia partiu da coligação Avança Leverger, encabeçada pela concorrente Glorinha Garcia, e foi referendada pela promotora eleitoral Julieta Nascimento.

“Eles mesmos (Faustino e Izaías) admitiram que confeccionaram 100 camisetas e distribuíram 40”, afirmou o juiz durante entrevista concedida em seu gabinete no Fórum de Santo Antônio do Leverger.

Na defesa, o prefeito reeleito e seu vice alegaram que as camisetas foram distribuídas apenas para os cabos eleitorais que trabalharam na campanha. Para o magistrado, no entanto, o ato configura crime eleitoral porque teria potencialidade para mudar o resultado da eleição, vencida por Faustino com uma diferença de apenas 18 votos. Na sentença, o juiz dia ainda que não resta dúvida de que a distribuição das camisetas visou a obtenção dos votos. Cita ainda que todas que foram confeccionadas teriam sido realmente entregues aos eleitores.

Advogado de Glorinha Garcia, Lauro da Mata explicou ontem que a decisão já tem efeito imediato. Faustino pode até recorrer da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas os recursos não terão efeito suspensivo. O democrata pode também tentar obter recursos cautelares que lhe garantam liminarmente a diplomação prevista para 18 de dezembro.

Outro lado – Faustino negou ontem ter comprado votos. Disse que a distribuição ocorreu apenas para militantes do partido e a denúncia é seria perseguição político dos adversários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE