PUBLICIDADE

Juara escolhe hoje novo prefeito; mais de 23 mil aptos a votar

PUBLICIDADE

Hoje é dia histórico para o município de Juara (300 km de Sinop), uma das cidades mais fortes e promissoras na região Norte de Mato Grosso. Pela primeira vez, haverá eleição suplementar para prefeito. 8 meses depois de terem votado (outubro passado), os eleitores voltam às urnas para escolher o gestor que comandará a prefeitura até 2016.

A justiça concedeu registro de candiatura para Edson Piovesan, Valdinei Holanda, Lourival de Souza Rocha, Denílson Brito de Almeida, Valmiro Luiz da Silva (Mirão do Cartório) disputaram. Oscar Bezerra não conseguiu registro (novamente). Ele havia sido o mais votado no pleito passado, mas, considerado ficha suja pela justiça, seus votos não foram considerados válidos após perder recursos no TRE e TSE (que mandou fazer nova eleição).

Foram aproximadamente 40 dias de campanha com algumas limitações definidas pela justiça eleitoral, que mandou aumentar o efetivo policial na cidade para garantir eleição tranquila neste domingo. Além da PM e Polícia Civil, policiais federais estão na cidade e o presidente do TRE, Juvenal Pereira da Silva, está no município acompanhando o processo eleitoral. 

São 23.391 eleitores aptos a votar em 21 locais, sete deles em áreas de difícil acesso. A aldeia Rikbaktsa, conforme Só Notícias já informou, votam 129 indígenas, fica a 300 quilômetros da área urbana do município. O acesso se dá por estradas de terra e barco.

Um dos momentos de forte tensão foi nesta sexta-feira de madrugada com a agressão ao deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) que foi a Juara fazer campanha para seu aliado e acabou sendo agredido pelo ex-prefeito Oscar Bezerra, com golpe de borduna que causou fratura em um dedo. Oscar acabou sendo detido pela polícia e foi liberado. Havia denúncia que Dilmar estaria na cidade e, supostamente, ameaçado um irmão de Oscar. Quando a PM concluía revista no carro e no deputado, sem encontrar arma, Oscar chegou com borduna (arma artesanal, de madeira, feita por índios) desferiu golpe no parlamentar, que negou ter feito qualquer ameaça.

A previsão da justiça é divulgar, esta noite, o resultado oficial do pleito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE