PUBLICIDADE

José Riva será ouvido por desvio de R$ 62 milhões

PUBLICIDADE

O deputado estadual José Riva (sem partido) será ouvido novamente nesta terça-feira (28), a partir das 13h30, pela juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Arruda, na ação penal relativa a Operação Imperador deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Riva é acusado de desviar até R$ 62 milhões dos cofres públicos por meio de fraudes na aquisição de material de escritório. De acordo com as investigações, as compras superfaturadas vigoraram no período de 2005 a 2009.

O novo depoimento atende pedido da defesa do ex-deputado que enfatizou a necessidade do reinterrogatório para preservar seu direito de ampla defesa e contraditório e também para acrescentar novas informações ao processo criminal. A expectativa é que Riva admite as fraudes, a exemplo do que tem feito nas ações penais relativas a Operação Arca de Noé.

Esses processos o acusam de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa por meio de pagamento a empresas de fachada, cujos cheques seriam trocados nas factorings de propriedade do bicheiro João Arcanjo Ribeiro.

A confissão dos crimes é uma estratégia jurídica que visa obter a redução da pena numa eventual condenação.

Ainda na tarde de terça, está programado o depoimento da servidora da Assembleia Legislativa, Rosivani Mônaco de Jesus, técnica legislativa lotada na Secretaria de Orçamento e Finanças, arrolada como testemunha de defesa por Riva.

No total, são 14 réus na ação penal da Operação Imperador. A candidata derrotada ao governo do Estado nas eleições de 2014, Janete Riva, esposa do ex-deputado José Riva, é suspeita de validar a entrada de material de expediente que jamais foi entregue ao Legislativo enquanto exerceu a função de secretária de patrimônio do Legislativo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE