PUBLICIDADE

Jayme diz que mudanças sobre eclusas beneficarão hidrovia ligando Nortão ao Pará

PUBLICIDADE

O senador Jayme Campos (DEM) considerou positiva a aprovação pela Comissão de Serviços de Infraestrutura, na manhã desta quinta-feira (16), do substitutivo de Delcídio Amaral (PT-MS) ao projeto do senador Eliseu Resende (DEM-MG), o PLS 209/07, que transfere ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a responsabilidade direta da construção e do gerenciamento de eclusas e de outros equipamentos de transposição de nível em hidrovias no território nacional. A matéria será votada em turno suplementar e remetida para apreciação da Câmara.

– O projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil, sobretudo no escoamento da produção agrícola. O meio de transporte fluvial demonstra-se imensamente mais econômico que o modal rodoviário ou ferroviário, o que pode tornar nosso país muito mais competitivo – afirmou Jayme Campos.
Até o final do ano as eclusas de Tucuruí deverão estar prontas para entrar em fase de experimentação, segundo Jayme Campos. Ele comentou que a continuidade das obras, iniciadas há quase 30 anos, garantirá a navegabilidade de 700 quilômetros no Rio Tocantins. Neste rio, das duas eclusas previstas, uma está pronta desde janeiro e a outra deverá estar concluída em dezembro. Essas obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2007.

Jayme Campos destacou que outra grande obra, com investimentos de R$ 5 bilhões, é a hidrovia de Teles Pires-Tapajós, ligando o Nortão de Mato Grosso e até Santarém, Pará, onde está o porto para escoar a produção agrícola, madeireira e de carne para Europa e outros continenses. Ela inclui a construção de cinco eclusas que permitirão a navegabilidade em um trecho de 1.570 quilômetros. O senador estima que a construção da hidrovia e das eclusas viabilizará o transporte de cerca de 5 milhões de toneladas por ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE