A deputada estadual Janaina Riva (PSD) entrou com uma Ação Declaratória de Justa Causa junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) para conseguir sua desfiliação do PSD. O desejo de deixar o partido para se filiar ao PMDB foi anunciado em junho e a parlamentar espera a garantia jurídica para não perder o mandato.
"Está visível que eu quero sair do PSD, e eu preciso de uma garantia jurídica para isso. Foi cogitada uma carta de liberação do presidente do partido, mas não me daria a segurança de que eu manteria meu mandato e com essa ação não corro o risco de ser acionada pelo MPE, pelo suplente ou pelo até pelo partido", explicou Janaina.
A socialdemocrata explicou que com a chegada do vice-governador ao PSD, o partido está cada vez mais ligado com o governo e sua postura oposicionista a impediria de continuar na sigla. "Não tenho mágoa de ninguém, não estou saindo porque alguém entrou, quero sair porque defendo uma ideologia diferente".
Riva afirmou que filiação ao PMDB, que é o principal partido cogitado deve dar novos rumos em sua carreira política. "Essa é minha decisão e eu busco a rapidez nesse trâmite porque eu quero junto com meus parceiros prefeitos e vereadores fazer campanha de novos filiados ao PMDB no Estado e trabalhar nas próximas eleições".