segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Irmão de candidato a prefeito em Cuiabá é flagrado pressionando servidores e é demitido por Taques

PUBLICIDADE

O candidato à prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) denunciou que o presidente da Metamat, Elias Santos (PSDB) foi flagrado, em gravação, coagindo servidores públicos para votarem no irmão dele, o candidato Wilson Santos (PSDB). Elias diz que a ordem de 'recrutar' servidores para uma reunião política teria partido do governador Pedro Taques (PSDB). E aquele que não comparecesse, iria ser exonerado no dia seguinte. "O governador convocou todos os cargos comissionados para uma reunião hoje, às 20h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Eu vou ser curto e grosso, aquele que não for será exonerado no outro dia. Eu não estou de brincadeira. Me descumprem em falar desta forma. Ao chegarem no hotel me mandem uma mensagem para avisar. Eu vou estar lá".

O assessor jurídico da campanha peemedebista, o advogado Nestor Fidélis, disse que a denúncia foi encaminhada ao Ministério Público Eleitoral para  abrir investigação e que exija da justiça a anulação da candidatura do Wilson Santos. "Estamos querendo a cassação da candidatura e a punição por improbidade administrativa", diz.

Conforme o Portal Transparência, Elias Santos é presidente da Metamat (companhia de mineração) e tem salário de R$ 18,2 mil. Atualmente, ele está licenciado da autarquia, provavelmente para se dedicar à campanha do irmão.

Emanuel Pinheiro relatou que inicialmente recebeu o áudio de um servidor indignado com a situação. Depois, segundo ele, outros servidores também encaminharam o mesmo áudio para ele denunciando a coação por parte de Elias Santos. “Um atentado à democracia, uma verdadeira ameaça à liberdade de expressão, à dignidade da pessoa humana no exercício da cidadania dos nossos servidores públicos comissionados do estado de Mato Grosso”, disse Pinheiro.

O peemedebista enfatizou que há algum tempo ele vem denunciado “as constantes ameaças ilegítimas, criminosas de secretários e agentes públicos contras servidores em especial aos comissionados em relação á liberdade de expressão”. Para ele, tal fato configura em crime eleitoral.

Outro lado

A assessoria do governo estadual informou que o ato de exoneração do servidor Elias Pereira dos Santos Filho, diretor presidente da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat), será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira. Por determinação do governador Pedro Taques, o Conselho Deliberativo da Metamat irá exonerar o atual diretor presidente para apurar a conduta do gestor público em denúncia de suposta infração eleitoral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE