sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Investimentos visam melhorias da qualidade de vida da população de Colíder

PUBLICIDADE

Acompanhado de secretários de Estado, deputados e prefeitos da Região Norte, o governador Blairo Maggi inaugurou, neste sábado (09.04), uma série de obras no Município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá). Os investimentos do Estado, na ordem de R$ 2,4 milhões, em áreas como Educação, Saúde e Habitação vão proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população não só da área urbana como de algumas comunidades da cidade, que conta hoje com 35 mil habitantes. Recebido pelo prefeito Celso Paulo Banazeski (PTB) e autoridades da região, o governador inaugurou ampliações de salas de aula e reformas nas escolas estaduais Café Norte (zona rural) e Cleonice Miranda da Silva e no campus da Unemat, entregou oficialmente a Escola Estadual Nova Galiléia, na área urbana. Também entregou casas para a população carente e inaugurou a nova recepção do Hospital Regional de Colíder, incluindo a reforma completa de alguns consultórios.

No total, serão construídas 100 casas em Colíder por meio do Programa Meu Lar. Neste sábado, as primeiras 50 residências foram oficialmente entregues. Antes da entrega simbólica das chaves, num evento que reuniu mais tarde cerca de 2.500 pessoas, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Porta Aberta”, o governador, juntamente coma primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, e os demais componentes da comitiva, visitaram o Conjunto Habitacional Celídio Marques. A visita foi no bairro Maria Antonia, onde estão sendo construídas 24 casas. Não muito longo dali, no bairro Celídio Marques, mais 26 casas já estão sendo ocupadas pelos moradores selecionados pelo programa.

Um dos moradores que ocupam uma casa no bairro Maria Antonia é o servente de pedreiro Pedro Hakay, 30 anos. Há duas semanas, ele está no novo endereço juntamente com a esposa, Vaniça Kaiabi e dois filhos. “Eu pagava antes cem reais por mês de aluguel no bairro Bom Jesus. A partir de agora, vou poder economizar este dinheiro” disse, satisfeito, Pedro, que viu, mais tarde, a esposa receber simbolicamente as chaves da casa, que tem 32 metros quadrados e possui sala, cozinha, dois quartos, banheiro e varanda. O conjunto possui toda a infra-estrutura, como rede de água, energia elétrica, saneamento e asfalto.

O novo conjunto também beneficiou 250 pessoas que participaram da construção das casas. Foram 100 empregos diretos e mais 150 empregos indiretos. O Programa Meu Lar, financiado pelo Fethab (Fundo Estadual para o Transporte e Habitação), tem também a parceria das Prefeituras, que entram com a área onde o conjunto é erguido.

As pessoas beneficiadas são selecionadas por uma comissão coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, e da qual fazem parte igrejas, Lions, Maçonaria, Rotary, entre outras entidades. São famílias com renda de até dois salários mínimos, que passam a ocupar as casas gratuitamente. No entanto, elas não podem vender as casas. É para evitar, conforme diz o governador Blairo Maggi, que mais tarde voltem a morar em situação precária ou até mesmo “debaixo de lonas pretas”.

Participaram das inaugurações em Colíder o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, mais os deputados José Riva (PTB – 1ª Secretário), o líder do Governo na AL, Mauro Savi (PPS), Pedro Satélite (PPS), Eliene Lima (PSB), os secretários Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Ana Carla Muniz (Educação), Waldir Teis (Fazenda), Marcos Machado (Saúde), presidente do Intermat, Jair Mariano, e o comandante da Regional Norte da Polícia Militar, coronel Jorge Cruz. Também compareceram às inaugurações sete prefeitos dos Municípios vizinhos: Roque Carrara (PTB – Nova Santa Helena), Manoel de Freitas Neto (PPS – Terra Nova do Norte), Antônio Luiz Cezar de Castro (PFL – Nova Canaã do Norte), Maria Izaura Dias Alfonso (PDT – Alta Floresta), Cleuseli Missassi (PL – Peixoto de Azevedo), Levino Heller (PPS – Itaúba) e Adalberto Navair Diamante (PPS – Marcelândia).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE