quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Integrante de delegação da Inglaterra elogia tecnologia de Mato Grosso para combater desmatamento

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Uma equipe do governo do Reino Unido esteve nesta quinta-feira na secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso no combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. Para a representante Especial para a Natureza, Ruth Davis, integrante da comitiva, a tecnologia utilizada pelo estado tem feito a diferença nesse enfrentamento.

“Vocês estão com uma tecnologia de ponta que ajuda a combater todas essas questões e isso traz muito valor ao trabalho de vocês. Então, parabéns, é uma grande contribuição o que estão fazendo para o combate ao desmatamento”, reconheceu Ruth Davis.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, destacou que a média de multas aplicadas por crimes ambientais nos últimos cinco anos em Mato Grosso foi de mais de R$ 2 bilhões. “Em 2019, o apoio do Reino Unido foi essencial, mas desde então tivemos avanços consideráveis de aporte financeiro e cooperações técnicas que contribuíram para o aprimoramento das ações realizadas visando o controle dos recursos naturais e a produção sustentável”, ressaltou.

Durante a reunião com a equipe do Reino Unido, a Sema apresentou o novo sistema, denominado Sigalerta, que está em desenvolvimento. A plataforma reúne um arcabouço de imagens geoespaciais gratuitas e privadas que possibilitará a fiscalização, gestão, integração, refinamento e validação dos alertas de desmatamento.

O tenente coronel Rafael Marcondes, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), apresentou detalhes sobre o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que está sendo executado este ano. Enfatizou que, além dos investimentos, o grande diferencial de atuação em Mato Grosso é a integração de diversos agentes, inclusive do setor privado, nesse enfrentamento.

Além do combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, foram discutidas também as políticas de REDD+ e mudanças climáticas, salvaguardas ambientais e gestão de riscos.

A visita da comitiva do governo Reino Unido a Cuiabá encerra-se nesta sexta-feira. O grupo veio à Capital Mato-grossense acompanhar de perto a execução do Programa REM MT. O governo britânico é um dos financiadores internacionais, assim como o governo alemão, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Além da representante Especial para a Natureza, Ruth Davis, também integram a comitiva a chefe da Unidade Internacional de Florestas, Maggie Charnley, a gerente internacional de Finanças Climáticas, Louise Hill, e a gerente do Programa REM no Departamento de Segurança Energética e Net Zero, Svenja Bunje.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE