PUBLICIDADE

Instalada Procuradoria da Mulher na câmara de Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Foi realizada hoje a sessão solene de instalação da Procuradoria da Mulher na câmara de vereadores de Sinop, proposta pela vereadora Sandra Donato e aprovada por unanimidade. A parlamentar, a única mulher na atual legislatura, é a primeira Procuradora da Mulher, enquanto o vereador Enio da Brígida assumiu a função de procurador-adjunto.

“A Procuradoria da Mulher nasce em nossa cidade como um instrumento de transformação social. Um espaço institucional dentro desta Casa Legislativa que irá fiscalizar, propor e acompanhar políticas públicas voltadas à proteção dos direitos das mulheres. Ela será um canal direto para denúncias, para escuta qualificada e para articulação com a rede de proteção e apoio, composta por órgãos do poder público, sociedade civil e instituições parceiras”, explicou a vereadora Sandra Donato.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Roberto Dorner, de secretários municipais e dos deputados estaduais Silvano Silva e Janaína Riva, que é procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, além da juíza da 2ª Vara Criminal de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Rosângela Zacarkim.

A magistrada destacou que a Procuradoria da Mulher pode auxiliar na prevenção de conflitos maiores. “A violência doméstica tem um ciclo espiral, que vai crescendo. Quando a sociedade se une e detecta o problema no seu nascedouro, quando identificamos e conseguimos o suporte para esta família, para esta mulher, uma colocação no mercado de trabalho, o suporte psicológico é muito melhor. Eu tenho certeza de que a Procuradoria da Mulher é uma aliada forte no combate à violência doméstica em Sinop e na região”, afirmou Rosangela.

Janaína Riva também falou sobre a experiência na Assembleia Legislativa com a Procuradoria da Mulher, que foi criada em 2022. As maiores queixas são de violência doméstica, além da busca por pensão, dos direitos cabíveis durante a separação e de proteção para a família e os filhos. “A Procuradoria se tornou um elo entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário, fazendo com que mulheres que tivessem qualquer tipo de dificuldade ou de omissão por parte do Estado ou do Poder Judiciário pudesse ter voz e vez. Eu tenho certeza de que aqui na câmara municipal de Sinop não será diferente”, disse.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE