Ainda não foi definida a data para implantação da unidade do Sistema Nacional do Emprego (Sine) em Lucas do Rio Verde (140 km de Sinop). Conforme o presidente do Conselho do Trabalho do município, Eliseu Sávio Diniz, estão aguardando a posição da Secretaria do Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).
“São eles que fazem o cronograma de implantação”, explicou. Ele acredita que a unidade deve ser implantada até janeiro, e poderá atender cerca de 400 pessoas por mês, não só de Sorriso, mas de toda a região.
A implantação do Sine no município está sendo feita pela parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, em que a prefeitura fica responsável pelas instalações e funcionários, e o Estado com a infra-estrutura complementar.
Entre os principais trabalhos que serão feitos pela unidade está o balcão de empregos, fazendo o intercâmbio entre as empresas e trabalhadores e encaminhando para empresas trabalhadores que estão em busca de vagas e que têm perfil semelhante ao requesitado pelas empresas para cada função. Atualmente o balcão funciona na Associação Comercial de Lucas do Rio Verde, onde deve ser instalado o novo posto.
Esta será a 18ª unidade do Sine em Mato Grosso.