PUBLICIDADE

Iniciativa inédita do TCE de capacitar candidatos é elogiada por parceiros do projeto eleições 2016′ em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A iniciativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso de investir na capacitação de futuros gestores públicos mereceu destaque durante a abertura do evento “Eleições 2016”, realizado pelo TCE em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso. O encontro ocorre nesta quarta-feira, no auditório da Escola Superior de Contas. O presidente da OAB, Leonardo Pio da Silva Campos, destacou que o TCE vem fortalecendo as funções consultiva e orientativa, além da julgadora, por entender que é melhor prevenir do que corrigir. Ele também salientou a importância do evento para orientar futuros gestores e os próprios servidores dos órgãos de controle, já que “todos estão apreensivos em relação à nova legislação”.
 
Para a desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do TRE, a preocupação da Corte de Contas com a condição dos políticos que passarão a conduzir as prefeituras e câmaras de vereadores merece elogios. “Fico muito satisfeita com a iniciativa do encontro que, via de regra, seria tarefa do TRE”.
 
Aproveitando a presença de centenas de candidatos, a desembargadora afirmou que “fará de tudo” para combater a prática de caixa 2; alertou que vender o voto, e não apenas comprar, também é proibido; e mandou um recado para que as mulheres não emprestem seus nomes apenas para preencher a cota dos partidos. “Muitas fazem isso sem saber das consequências, como obrigatoriedade de prestar contas, por exemplo”.
 
Neurilan Fraga, prefeito de Nortelândia e presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo TCE, de preparar o candidato para que ele tenha, antecipadamente, o conhecimento necessário para assumir o cargo de gestor.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, disse que com o 'Eleições 2016' o TCE deu mais um passo decisivo para melhorar a qualidade do serviço público e diminuir a corrupção, a exemplo de outros programas desenvolvidos pela Corte de Contas, como o Democracia Ativa, que vai ao interior capacitar vereadores de todas as regiões do Estado. “Por esse motivo o TCE-MT é referência em controle externo no país”, afirmou.
 
Ao encerrar a solenidade de abertura, o presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, lembrou que o encontro de hoje é a segunda etapa do 'Eleições 2016' e tem por objetivo repassar informações importantes aos candidatos escolhidos nas convenções partidárias. A primeira etapa ocorreu em maio e foi voltada aos partidos e pré-candidatos. A terceira e últimao será em novembro, já para os eleitos.
 
Na avaliação do presidente, cabe aos órgãos de controle a função de estimular a cidadania, oferecer o máximo de capacitação para atuar o mínimo na penalização. “Quando chega a esse ponto é porque o prejuízo já foi causado e ele é irreparável”, observou. O presidente explicou brevemente os programas desenvolvidos pelo Tribunal que atuam na prevenção, como o Gestão Eficaz, que investe na capacitação de gestores; o Consciência Cidadã, que reúne a sociedade civil organizada e poder político para debater cidadania; e o Democracia Ativa, que capacita vereadores.
 
Antonio Joaquim reforçou que os Tribunais de Contas devem sair da sua zona de conforto e ensinar cidadania para a população brasileira e destacou que não existem salvadores da pátria. “Nós mesmos temos que resolver nossos problemas”, concluiu.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde atinge 67,8 km de ciclovias e é líder em MT

Levantamento divulgado hoje pela prefeitura apontou que Lucas do...

Sinop: câmara votará projeto de domicílio tributário eletrônico

Os vereadores começam a apreciar, nesta segunda-feira, o projeto...

Pivetta diz em entrega de escola que objetivo é que educação de MT seja uma das 5 melhores do país

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) declarou que a educação...
PUBLICIDADE