terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Indígenas protestam no Nortão contra projeto do Marco Temporal

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Um grupo de lideranças indígenas, representando as tribos que vivem no Parque Nacional do Xingú, protestou, hoje, contra o projeto de lei 490, do marco temporal, que veta criação de novas áreas indígenas no país. Os indígenas se concentraram, em frente à prefeitura e Colíder (160 km de Sinop), com faixas e cartazes criticando o projeto, que deve ser votado, dentro de poucos dias, na Câmara dos Deputados.

‘Não ao PL 490. Nossa história não começa em 1988″; “marco temporal não. Brasil é terra indígena’, constavam nas faixas e cartazes levados pelos manifestantes. Eles foram recebidos pelo secretário de Governo de Colíder, Ed Motta, que ouviu as manifestações contrárias ao projeto. “A prefeitura tem dois índios que fazem parte da administração. Eles foram em busca de apoio, dos direitos dos índios, da não invasão das terras indígenas e de respeito. É justamente o que pensa o prefeito Maninho”, declarou o secretário.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a favor e 131 contra, o regime de urgência para o projeto do marco temporal, que determina que só serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TCE quer solução para moratórias da soja e carne em Mato Grosso

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso...

MP cobra de prefeitura no Nortão que melhore estrutura de postos de saúde

O Ministério Público está cobrando da prefeitura de Ipiranga...

Biblioteca container é inaugurada em Nova Mutum com acervo de 500 livros

A biblioteca container do bairro Edelmina Querobim Marcheti, foi...

Secretário apresenta na Espanha plano de Educação de Mato Grosso para 10 anos

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, apresentou, ontem,...
PUBLICIDADE