Os deputados estaduais vão sabatinar amanhã, quinta-feira, 7, os três indicados pelo governo do Estado de Mato Grosso e já recepcionados pelo Banco Central do Brasil (Bacen), para compor a diretoria da MT Fomento, entidade de crédito para empreendedores de Mato Grosso. Foram indicados pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e autorizados pelo Banco Central do Brasil, Mário Milton, que será nomeado diretor-presidente; Gessy Canguçu, que ocupará a diretoria de Desenvolvimento e Projetos e Júlio Chimizu, indicado para a diretoria de Operações.
Os dois primeiros foram bancários do extinto Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat) e o terceiro pertenceu a Cooperativas de Crédito com atuação no Estado e terão pela frente implementar a política de micro-créditos mais ampla e menos restrita do que foi feito até o momento. O orçamento do MT Fomento para este ano de 2011 é de R$ 2.940 milhões, só que ao final do ano de 2009 e que foi julgado em 2010 a MT Fomento tinha Ativos da ordem de R$ 15,670 milhões segundo Balancete do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.
Fora isso, a nova direção que deverá assumir após a sabatina dos deputados, terá pela frente reverter uma decisão anterior de alegar sigilo bancário para não se prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), que a Corte de Contas já decidiu não tolerar mais.
A nomeação dos nomes diretores do MT Fomento deverá acontecer assim que o governador Silval Barbosa retornar de sua viagem a Ásia onde se encontra desde o último dia 2 de julho, estando marcado seu retorno para o próximo dia 12, terça-feira que vem.
A sabatina foi informada oficialmente ontem pela Assembleia Legislativa aos nomes indicados pelo governo do Estado e que receberam sinal verde por parte do Banco Central do Brasil.