O atual prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), seria o único oposicionista a vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno para as eleições presidenciais, segundo uma pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira pelo Jornal Nacional. Serra ganharia 44% dos votos e Lula ficaria com 38%.
Se o candidato do PSDB fosse Geraldo Alckmin, Lula venceria por 43% a 33% dos votos. Concorrendo com Anthony Garotinho (PMDB), Lula venceria o segundo turno por 44% a 29%. Se Aécio Neves (PSDB) estivesse concorrendo com Lula, também perderia por 45% a 27%.
Em primeiro turno, Lula e Serra teriam empate técnico. Lula ficaria com 31% dos votos e Serra, com 30%. Na simulação, Garotinho ficaria com 9% dos votos. Outros candidatos somariam 8%. Brancos e nulos somariam 14% e 9% não souberam ou não opinaram.
Uma segunda simulação de primeiro turno, desta vez com Alckmin como candidato tucano, Lula venceria com 33%. Alckmin ficaria com 14% e Garotinho com 15%. Outros candidatos somariam 12%. Brancos e nulos, 18% e não souberam ou não opinaram, 10%.
Lula também venceria o primeiro turno se o candidato do PSDB fosse Aécio Neves. Lula ficaria com 34%, Garotinho com 15% e Aécio com 8%. Heloisa Helena (Psol), ficaria com 7%. Roberto Freire (PPS) e Cristóvam Buarque (PDT) ficariam com 5% e 1%, respectivamente. Brancos somaram 19% e não souberam ou não opinaram, 11%.