domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Ibope aponta que Alckmin está na frente de Lula em São Paulo

PUBLICIDADE

O candidato tucano à Presidência da República Geraldo Alckmin vence o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje. Alckmin aparece com 46% das intenções de voto contra 28% de Lula.

A sondagem foi realizada em apenas 63 municípios de São Paulo entre os dias 1 e 3 deste mês. Foram ouvidas 1.204 pessoas. A pesquisa encomendada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região) tem uma margem de erro da pesquisa de 3 pontos percentuais.

Na sondagem anterior, realizada em fevereiro, Alckmin e Lula obtiveram 32% das intenções de voto. Naquele mês Alckmin ainda não havia sido oficializado como candidato do PSDB à Presidência –o ex-prefeito José Serra também era cotado para a vaga tucana.

O pré-candidato do PMDB, Anthony Garotinho, obteve somente 5% das intenções de voto, enquanto a senadora Heloísa Helena (PSOL) conseguiu 3%.

O resultado indica um “desempate” em uma virtual disputa entre os dois candidato.

Em um eventual segundo turno, Alckmin seria o vencedor das eleições, com 55% das intenções de voto contra 31% de Lula.

A pesquisa também contempla a taxa de rejeição dos possíveis candidatos à Presidência da República e aponta para a liderança do representante do Prona, o deputado federal Enéas Carneiro, com 37%, enquanto Garotinho e Lula empatam com 35%. Alckmin teve 11%.

Governo do Estado
A pesquisa Ibope divulgada hoje aponta para uma vitória do ex-prefeito José Serra (PSDB) na disputa pelo governo estadual de São Paulo já no primeiro turno. A sondagem foi encomendada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região) e foram ouvidas 1.204 pessoas, entre os dias 1 e 3 deste mês, em 63 municípios de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

No primeiro cenário, o candidato tucano Serra teve 51% das intenções de voto contra 17% da pré-candidata do PT Marta Suplicy e 8% do virtual candidato do PMDB Orestes Quércia.

Com o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) na equação, Serra teria 52% dos votos, contra 18% de Marta e 5% do pepista.

Substituindo os candidatos petistas, Serra teria 55% dos votos, contra 7% do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e 11% de Quércia. Com Maluf novamente, Serra teria 57% dos votos, Mercadante, 8%, enquanto o pepista manteria a taxa de 5%.

Segundo turno

A pesquisa do Ibope também fez simulações para um eventual segundo turno da sucessão estadual em São Paulo, confirmando a vitória de Serra.

Em uma disputa de Serra e Marta, o tucano teria 62% dos votos contra 23% da candidata petista. Contra o senador Mercadante, Serra teria 67% dos votos e o seu rival petista, 16%.

Já em um confronto com o peemedebista Quércia, o ex-prefeito de São Paulo obteria 63% dos votos, enquanto o ex-governador, 17%.

Senado
A pesquisa Ibope divulgada hoje indica que o senador Eduardo Suplicy (PT) lidera as intenções de voto para uma vaga no Senado Federal, onde ele tenta um novo mandato. A sondagem foi encomendada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região) e foram ouvidas 1.204 pessoas, entre os dias 1 e 3 deste mês, em 63 municípios de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Foi divulgado somente um cenário com candidatos possíveis. Neste quadro, Suplicy tem 41% das intenções de voto, contra 21% do ex-governador Orestes Quércia, que também é considerado como um possível candidato ao governo estadual. Outro possível candidato ao Estado também entrou na sondagem para o Senado: o tucano José Anibal, que atualmente é vereador por São Paulo, tem 9% dos votos para o parlamento federal.

O presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Guilherme Afif Domingos, teve 3% de intenção de voto para o Senado. O PFL de São Paulo já havia indicado o empresário como seu possível candidato ao Palácio dos Bandeirantes (a sede do governo paulista).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE