Com o objetivo de entender o contexto político, o IBOPE Inteligência ouviu as opiniões dos brasileiros sobre o ex-presidente Lula e sua relação com o atual governo. Para 57% dos entrevistados a razão pela qual o país vive uma crise atualmente é o fato de Dilma ter adotado uma forma de governo diferente da de Lula e 38% acreditam que se Lula fosse hoje o presidente do Brasil o país estaria em situação melhor.
Esses percentuais são ainda maiores entre a população que cursou até a quarta série do ensino fundamental (67% e 52%, respectivamente), mas caem para 45% e 9% entre quem tem ensino superior. Nessa camada da população chega a 47% os que afirmam que a crise é consequência da presidente ter dado continuidade à forma de Lula governar e a 21% os que acreditam que o país estaria pior caso ele fosse o presidente.
Na opinião de 62% dos brasileiros, Lula tem influenciado as decisões do governo Dilma, entretanto, uma maior participação do ex-presidente no atual governo seria algo negativo na opinião de 53% dos brasileiros. Entre aqueles que têm ensino superior esse índice chega a 61%, evidenciando que este segmento é bem mais crítico quanto à participação de Lula neste governo do que os que cursaram apenas até a 4ª série do ensino fundamental, que por sua vez mostram-se exatamente divididos em relação a esta questão (41% acham positiva e 42% acham negativa).
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 21 de outubro de 2015 com 2.002 pessoas em 140 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A informação é da assessoria do Ibope.