sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama vai tratar de área que delimita gleba próxima a Nova Mutum

PUBLICIDADE

Está marcada para a próxima quinta-feira, às 10 horas, uma reunião entre o superintendente do Ibama, Paulo Fernando Maier e o deputado estadual Nataniel de Jesus (PMDB) para esclarecer assuntos referentes à delimitação de terras que englobam a gleba Beija Flor, em Santa Rita do Trivelato – município próximo a Nova Mutum.

Produtores rurais que ocupam a gleba foram ao gabinete do parlamentar nesta segunda-feira reivindicar uma área de 28 mil hectares, na qual estavam acampados há mais de um ano e hoje está sob ameaça de ocupação de fazendeiros da região.

“Nós queremos um posicionamento do Incra sobre o assunto, porque a área que ocupamos foi o órgão que cedeu. Agora estão mudando o discurso e ficando em prol dos fazendeiros”, disse o interlocutor do grupo, José Bueno dos Santos, representante das 103 famílias que compõe a gleba.

A reivindicação é para que o Incra se manifeste a respeito dos embates junto aos fazendeiros e legalize a posse aos acampados. Em contrapartida, o órgão se manifestou em documento aos moradores dizendo que a área é produtiva, logo não pode ser invadida.

“Vamos discutir uma questão macro que é a Reforma Agrária. Independente da legitimidade da ação essas pessoas estão vivendo de forma precária sem qualquer condição humana e precisam de terra para plantar, para viver”, destacou Nataniel de Jesus.

O parlamentar explicou que por duas vezes esteve no local e pode constatar a necessidade da regularização fundiária para que os moradores possam contar com infra-estrutura básica. “Não há saneamento, água, energia elétrica, nada. Essas pessoas estão jogadas na estrada sem qualquer amparo”, disse Nataniel.

Ainda segundo o interlocutor do grupo, o órgão indicou outra área aos moradores, próxima a região da Mata Grande. O local, segundo os acampados não é apto a plantação, o que impossibilitaria a sobrevivência das famílias no local. “Somos todos do campo e não sabemos fazer outra coisa que não seja plantar. Sobrevivemos do campo e queremos continuar nele”, desabafou Bueno, através da assessoria do deputado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...
PUBLICIDADE