Em reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, ficou definida criação de comissão formada pelo p r i m e i r o – s e c r e t á r i o , Ondanir Bortolini (PR), e os deputados Zé Carlos do Pátio (SD) e Oscar Bezerra (PSB), com o objetivo de decidir o destino do montante economizado até agora com a reforma administrativa do Poder, de aproximadamente R$ 20 milhões. Líder do governo, deputado Wilson Santos (PSDB), considera positivo o saldo, que poderá colaborar com o governo do Estado em áreas prioritárias, caso da saúde.
O tucano lembrou que o valor economizado contará com contrapartida do Estado para minimizar o caos da saúde. “Teremos ações efetivas para melhorar o atendimento na saúde. A comissão decidirá o destino dos recursos, para em conjunto com o governo, ajudar a solucionar problemas históricos na saúde pública. Vai melhorar com redução das filas para exames, por exemplo”, disse Wilson Santos. O valor a ser repassado para o Estado, em princípio, seria dirigido a aquisição de 150 ambulâncias para municípios.
Diante do pedido de prefeitos do interior, essa destinação poderá ser revista, com remessa de parte dos recursos para compra de caminhões de coleta de lixo. A economia do Poder Legislativo é resultado da redução de despesas de custeio e ainda de demissão de servidores comissionados. Foram 941 exonerações, e até o momento, 380 nomeações. Wilson Santos assegura que a Casa de Leis tem condições de continuar economizando. Esse planejamento é meta do presidente, Guilherme Maluf (PSDB), que discute com o governador Pedro Taques (PDT) apoio do Poder para avanços no Estado.