terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo sanciona lei que obriga desinfecção diária de ônibus públicos e que estende validade de documentos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Christiano Antonucci/assessoria/arquivo)

O governado de Mato Grosso sancionou e publicou, no Diário Oficial de hoje, duas leis que melhoram a segurança sanitária para a população enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus. Uma obriga a desinfecção diária de ônibus e vans usados no transporte público e a outra amplia o prazo de vencimento de documentos. As duas leis são decorrentes de projetos do deputado Valdir Barranco (PT) e aprovadas pela Assembleia Legislativa.

A lei 11.115/2020 determina que “que as concessionárias de transportes públicos realizem diariamente desinfecção e limpeza de seus veículos para contenção do Coronavírus”. A limpeza deve ser realizada nos intervalos dos turnos de circulação ou fora do horário de trânsito. O descumprimento da norma pode causar o cancelamento da concessão para as empresas de ônibus. A lei não se aplica aos taxistas e motoristas de aplicativos.

Na lei 11.117/2020 fica regulamentada “a prorrogação excepcional da validade dos documentos, como certidões, autorizações e permissões, suspende todas as vistorias no setor de transportes e renova automaticamente as licenças e outros exigíveis pelo Estado que sejam emitidos pelos Municípios no âmbito do Estado de Mato Grosso”.

O governo fica autorizado a incluir documentos na lista e também a prorrogar o prazo de validade da lei de acordo com as necessidades definidas no decreto de calamidade pública em decorrência da Covid-19.

Nesta lista não estão incluídas as carteiras de identidade, de habilitação, licenciamento de veículos, aferição de taxímetros e certificado de segurança veicular. O projeto de lei até tentou incluir os documentos, mas o governador Mauro Mendes (DEM), sancionou o parágrafo inteiro alegando inconstitucionalidade, uma vez que, segundo o parecer da Procuradoria-Geral do Estado, trata-se de competência da União.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE