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Governo quer privatizar outros 7 trechos de rodovias estaduais

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Pedágio e balança em Lucas do Rio Verde (Mj da SilDuas importantes notícias foram dadas pelo governador Silval Barbosa (PMDB) logo após a solenidade de posse de 26 novos delegados de Polícia Judiciária Civil. Ele anunciou, através do chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, que até o final de 2014, mais sete trechos de rodovias estaduais deverão ser repassadas a iniciativa privada com a consequente cobrança de pedágio. Em contrapartida, estas empresas realizarão obras constantes de manutenção e de serviços como guinchos, paramédicos e mecânicos.

A outra notícia foi o entendimento com o cacique caiapó Raoni Metuktire para pavimentar cerca de 80 km da MT-322/ BR-080 entre Matupá, extremo Norte de Mato Grosso a Confresa, extremo Nordeste visando o escoamento da produção agrícola pelo Pará ou por Tocantins chegando ao Maranhão.

“A busca de soluções exequíveis nos remete a concessão dos serviços rodoviários a iniciativa privada. Isto acontece em todo o mundo e inclusive em Mato Grosso de forma mais acanhada, mas que com certeza vamos dar um grande salto neste ano de 2014”, disse o governador Silval Barbosa (PMDB) que incumbiu os secretários da Casa Civil e de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio Oliveira de acelerarem os processos de concessão nos mesmos moldes do implantado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) do governo federal para 851 km da BR-163 entre a divida com Mato Grosso do Sul até a cidade de Sinop, 500 km de Cuiabá.

Segundo o secretário Pedro Nadaf, os trechos que deverão ser repassados a iniciativa privada são de Cuiabá a Rosário Oeste via Distrito da Guia e Acorizal, trecho que deverá ser duplicado através de recursos de emendas do senador Cidinho Santos a MT-010; Diamantino a São José do Rio Claro continua pela MT-010 e Diamantino a Tangará da Serra e a Campo Novo do Parecis passando por Deciolândia é a MT-480; a MT-100 em Alto Taquari até Alto Araguaia que deverá ser federalizada; a rodovia Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Campo Verde da MT-251 que se tornou uma das mais importantes para o turismo e por fim a MT-130 que interliga Primavera do Leste a Paranatinga e que tem um trecho já pedagiado e gerenciado por uma concessionária.

“Temos um plano de privatização. O Estado tem 30 mil quilômetros de estradas e não vai privatizar mais que mil quilômetros. Essas privatizações vão proporcionar melhorias e qualidade de vida para os usuários, é um caminho sem volta, adotado pelo Brasil e por outros países”, sinalizou Pedro Nadaf.

Já quanto a MT-322/BR-080, o governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu o Cacique Raoni Metuktire que sinalizou favoravelmente a pavimentação de 80 km de um total de 500 km de distância entre Matupá e Confresa. Esse trecho está dentro do Parque Nacional do Xingu, que é hoje uma das maiores reservas indígenas do Mundo, o que dificulta por causa da legislação a execução de obras. Raoni, assegurou ao governador Silval Barbosa que existe a possibilidade das obras serem liberadas o que reduziria de 1.850 km a distância entre ambos os municípios e as duas das mais importantes regiões de Mato Grosso. Hoje quem está em Matupá e for para Confresa tem que vir a Cuiabá, ir a Barra do Garças e depois subir até Confresa.

“Não existe uma razão plausível para não se permitir a interligação por rodovia com cerca de 500 km e possibilitar que duas importantes regiões, o Nortão e o Nordeste se integrem em definitivo buscando o escoamento da safra agrícola pelo Pará ou por Tocantins até chegar no Maranhão”, disse o governador Silval Barbosa.

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