A audiência de prefeitos do Nortão, deputados e lideranças rurais mato-grossenses que integram o movimento “Grito do Ipiranga”, com o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e outros ministros, terminou agora há pouco, em Brasília. O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, vice-presidente da AMM e demais prefeitos de Mato Grosso, informou ao Só Notícias que o ministro ouviu atentamente as reivindicações e disse que vai conversar com o presidente Lula. Nenhuma reivindicação dos produtores foi atendida até agora. O protesto, iniciado no Nortão, está na terceira semana e tem adesões em 10 Estados.
Uma nova reunião, para informar sobre o atendimento ou não às reivindicações, será realizada nesta sexta-feira, às 10:00h. Boa parte das lideranças deve permanecer na capital federal para esta nova audiência. “O ministro destacou que as reivindicações envolvem outros ministério, mas está ciente da crise vivida pelo setor e admitiu que caso o governo não considere as reivindicações ele deverá deixar o ministério”, afirmou Leitão, ao Só Notícias.
Os agricultores esperavam para hoje ao menos que algumas decisões fossem anunciadas. Eles cobram medidas para que o dólar deixe de cair e derrubar as cotações da soja, arroz, milho e algodão cujo preço não é suficiente, há vários meses, para bancar os custos de produção. Também querem redução no preço do óleo diesel. Os produtores alegam que, nos últimos dois anos deixaram de ganhar de R$ 4 a R$ 5 por saca de soja com o aumento no combustível. Pedem um pacto de 180 dias com todos os credores, seja do setor privado ou bancário. Segundo as lideranças, neste período o segmento irá buscar um plano de refinanciamento dos débitos. Os produtores querem apoio efetivo para a agricultura familiar. Para as lideranças, esses itens devem ser atendidos imediatamente.
A falta de definição deve fazer com que os produtores mantenham os protestos nas rodovias do Estado. No Nortão, em Lucas do Rio Verde, a BR-163 está bloqueada há mais de 35 horas por produtores e caminhoneiros. Cargas de qualquer espécie não passam de um lado para outro. Só carros e ônibus. As lideranças informaram, há instantes, que o protesto continua sem previsão de liberar a passagem de cargas.
O prefeito considerou a audiência importante do ponto de vista que o governo está sentindo a pressão dos produtores e destacou que espera “que o setor tenha boas notícias nesta sexta-feira, caso as reivindicações sejam atendidas”. Estiveram presentes na reunião, os prefeitos de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, de Sorriso, Dilceu Rossato, de Matupá, Valter Miotto e também o prefeito de Água Boa, o deputado Dilceu Dal Bosco e demais deputados.
Na próxima segunda-feira, o presidente Lula receberá governadores dos ‘Estados agrícolas”para tratar das questões que castigam os produtores.