quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo lança programa para combater a violência e a evasão escolar em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo do Estado lançará na próxima segunda-feira, o programa “Anjos da Escola”. O objetivo é promover a cultura da paz através de ações integradas com foco no combate a indisciplina, infrenquência e infração no ambiente escolar. A intenção fazer a conciliação para prevenir a violência e a evasão escolar.

Inicialmente o programa irá atender 24 escolas, sendo 21 de Cuiabá e Várzea Grande e três em Rondonópolis. Conforme o coronel Marcos Roberto, os batalhões da Polícia Militar irão adotar essas escolas para intensificar as rondas policiais, palestras, cursos, bem como desenvolver um relacionamento de amizade e confiança com as comunidades. A expectativa é que o programa seja expandido no futuro.

O lançamento do “Anjos da Escola” será realizado às 8h30, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, com a participação do governador Pedro Taques e do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon. Na oportunidade, também será lançado o “Centro de Atendimento Anjos”, instalado na unidade escolar, que contará com uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros profissionais, para atender os alunos.

De acordo com o coordenador, o programa tem três pilares centrais de atuação: Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar. Dentro do eixo saúde serão desenvolvidas ações para identificar problemas e melhorar a saúde bucal, auditiva e ocular dos estudantes.

Já a Mediação Escolar visa a resolver os principais conflitos dentro das escolas, por meio de ações educativas e preventivas, evitando que as ocorrências se tornem mais graves e precisem de intervenções jurídicas.

Para ter uma ação mais efetiva, o programa conta com parcerias com o Ministério Público, Poder Judiciário-MT, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Já no próximo dia 20, a Seduc iniciará a capacitação de 650 educadores das unidades sobre ações de prevenção à violência escolar e a identificação e tipificação de ocorrências que envolvem indisciplina e conflitos.

Dessa forma os gestores saberão quais encaminhamentos devem ocorrer e quais parceiros a escola pode procurar para evitar a violação dos direitos da criança e do adolescente.

O Anjos da Escola faz parte do Pró-Escolas, programa de investimentos na educação de Mato Grosso. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...
PUBLICIDADE