O governo do Estado lança, hoje, o “Segurança Cidadã” – programa de investimentos para a área envolvendo logística, recursos humanos, ações preventivas e ostensivas de combate à criminalidade. A apresentação será realizada pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, às 16h, na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo, onde será feita a entrega de novos veículos para bombeiros e polícias.
Um dos mais importantes investimentos, no valor de R$ 13,6 milhões, é em logística para o Corpo de Bombeiros Militar. São 13 veículos, com duas autoescadas Magirus de 54 metros cada, que irão ampliar e modernizar a prestação de serviços à população, cuja apresentação aos mato-grossenses foi feita nesse domingo ao percorrer as ruas da capital. Com esses veículos, o Corpo de Bombeiros está apto a prestar atendimento em salvamento em altura e controle de incêndio como, por exemplo, em instalações prediais verticais.
Novos veículos estão sendo locados para suprir a demanda de serviços operacionais das polícias, além da aquisição de equipamentos de trabalho como armas e coletes balísticos, e um novo concurso para a Polícia Militar. Além do reaparelhamento para as polícias, outros investimentos para melhorar a estrutura do sistema prisional estão em andamento como a ampliação dos dois maiores presídios do Estado, Mata Grande e Penitenciária Central, com mais de 700 novas vagas nas duas unidades; um novo presídio para jovens adultos, quatro Centros de Detenção Provisória que estão em construção em quatro pólos regionais e equipamentos de detecção adquiridos e instalados nas unidades prisionais.
Mato Grosso não tem apenas investido em Segurança Pública, mas também cumprido suas metas nesse setor. É um dos cinco estados brasileiros que obtiveram os melhores índices de cumprimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), responsável por ações integradas entre governos estaduais e o Governo Federal.