Política

Governo investe R$ 14,2 milhões e Mauro entrega amanhã obra de trincheira em Cuiabá

O governo do Estado concluiu os trabalhos de recuperação da parte interna do Complexo Viário Engenheiro José Luiz Borges Garcia, a Trincheira Jurumirim, e vai liberar o trânsito nesta sexta-feira. O governador Mauro Mendes determinou prioridade para concluir a obra, que havia sido projetada para a Copa do Mundo. O Estado investiu R$ 14 milhões em recursos próprios. Foram realizados serviços de drenagem, impermeabilização, pavimentação e recomposição da iluminação.

A construção da trincheira começou em março de 2012, com orçamento inicial de R$ 39,3 milhões e acabou sendo paralisada em julho de 2014, já tendo custado R$ 50,5 milhões e com 98% dos serviços executados pelo Consórcio Sobelltar.

No fim de 2014, começaram a surgir problemas como infiltrações nas paredes da trincheira e defeitos no pavimento da parte interna. A então secretaria de Estado de Cidades iniciou tratativas no começo de 2015 para que o consórcio corrigisse os problemas e finalizasse a obra. A negociação não obteve resultado e o consórcio se recusou a assinar um Termo de Ajustamento de Gestão proposto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O consórcio também não apresentou um plano de ação para sanar os problemas, mesmo sendo notificado pelo Estado diversas vezes.

Logo no início da atual gestão, a Sinfra tentou pela última vez um acordo com as antigas empresas, que outra vez se recusaram a assumir a responsabilidade pelas patologias. Em junho de 2019 foram iniciados estudos para identificar as causas dos problemas e quais seriam as soluções para eles. O trabalho foi finalizado em agosto de 2020. O projeto executivo mostrou que seria necessário retirar toda a camada asfáltica da parte interior da trincheira, assim como parte do aterro, para aplicação de uma nova solução para a drenagem. Também seria necessário limpar as cortinas e refazer todas as juntas de concretagem, com injeção de produto para sanear as infiltrações e impermeabilizar as paredes, além da substituição das juntas da parte superior da trincheira.

A licitação para a realização das obras foi lançada em outubro de 2020 e as sessões, realizadas em dezembro, apontaram o um consórcio como vencedor, com um valor de R$ 14,2 milhões. O contrato foi assinado em 11 de fevereiro do ano passado. A Sinfra realizou a primeira reunião com a secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá apresentando o projeto e solicitando apoio para o início das obras. A secretaria municipal fez uma série de exigências e condicionou seu início ao término de outra obra realizada pela prefeitura. Devido ao posicionamento da prefeitura de Cuiabá, a obra só começou em  junho de 2021.

O atraso atrapalhou o cronograma das obras. Se os trabalhos tivessem começado em março de 2021, no período chuvoso, seria possível logo no início observar todos os problemas de infiltração e saná-los. Da mesma forma, a capa asfáltica seria aplicada no período da seca, o que não foi possível fazer. Após o início da obra foram encontrados outros problemas de obstrução no sistema de drenagem, vários pontos das paredes com falha de concretagem e que precisaram ser preenchidos, além de problemas nos postes de iluminação, que foram resolvidos. Todo o trabalho para consertar a parte interna da obra da copa foi finalizado e o local já pode ser utilizado pelos motoristas, a partir desta sexta-feira. A segunda etapa será iniciada na sequência com os reparos na parte superior da trincheira (marginais).

A informação é da secretaria estadual de Comunicação.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)