PUBLICIDADE

Governo Federal destina R$ 1 milhão para a implantação de centro de informações na saúde em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo federal publicou, nesta terça-feira, uma portaria destinando R$ 1 milhão de recursos para Sorriso. O valor deve ser investido no Grupo de Vigilância em Saúde para a criação e fortalecimento de um Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que irá compor a Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (Rede VIGIAR-SUS). A expectativa é que o recurso seja repassado no próximo ano para investimento no custeio da implantação do Centro que integrará as atividades da Secretaria de Saúde de Sorriso.

Assim que entrar em funcionamento o CIEVS local deve atuar no gerenciamento e monitoramento de informações e também na avaliação de indicadores estratégicos para a preparação e resposta às emergências em saúde pública em nível local, regional e nacional. Entre as atividades também se destacam a implantação de mecanismos de comunicação avançados permitindo oportunizar ações imediatas e a análise de informações recebidas sobre mudanças no cenário epidemiológico.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, destaca a importância desse novo passo para a saúde pública municipal e regional. “É a tecnologia à serviço da saúde pública da nossa população”, resume. O gestor acrescenta que esse é um importante patamar de inteligência sanitária regional, com monitoramento dos acontecimentos, para a execução de ações articuladas e rápidas, além de ser um contato direto com o Ministério da Saúde.

“O governo federal acompanhou o nosso trabalho e reconheceu que do momento anterior à pandemia para o atual momento vivido, saímos do trabalho de baixa complexidade para alta complexidade”, disse Luís Fábio.

Para integrar a Rede, pesaram medidas como a organização da campanha de vacinação e o desempenho e indicadores da Vigilância em Saúde. “Claro que ao integrar essa Rede teremos mais trabalho pela frente, mas temos certeza de que nossa equipe é competente e capaz de trabalhar com urgência e emergência e atender à demanda”.

O prefeito Ari Lafin também comemorou o trabalho realizado. “Integrar o CIEVS é uma honra, pois se trata de uma rede de respostas rápidas a emergências em saúde pública com vigilância ativa, alerta e implementação de tecnologias; isso demonstra que o trabalho realizado aqui deu certo”, diz.

A participação na Rede é considerada primordial para que o gestor tome decisões assertivas e também facilita a comunicação com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. Hoje, 129 municípios entre capitais, áreas de fronteira e áreas indígenas compõem a Rede. Além de Sorriso, Rondonópolis e outros 32 municípios passarão a participar do monitoramento.

O convite para Sorriso implantar o CIEVS e integrar a rede foi realizado em Brasília ainda em 9 de novembro, quando o Município apresentou as ações desenvolvidas no combate à pandemia no VI Encontro Nacional da Rede CIEVS. Assim que for implantado, o Centro local deverá funcionar com monitoramento da região e respostas rápidas em emergências de saúde.

Vale lembra que entre as cidades com mais de 40 mil habitantes, Sorriso é o Município com o menor índice de letalidade por covid-19 no Mato Grosso. Os dados constam do Painel da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso que destaca que o Município apresenta uma letalidade de 1,25%, apesar de ser o quinto no ranking estadual em casos de infeccção pelo coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da Amad avalia que investimentos do governo de MT são ‘divisor de água’ na logística

O presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores...

Ministro pede demissão após escândalo de fraudes no INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou hoje sua...
PUBLICIDADE