O governo federal divulgou hoje que 50 cidades mato-grossenses foram contempladas com novas moradias dentro do programa habitacional do Novo PAC, por meio do Minha Casa, Minha Vida. Só Notícias apurou que, no Nortão, foram selecionadas as cidades de Carlinda (20 unidades), Colíder (50), Feliz Natal (25), Juara (50), Nova Bandeirantes (20), Nova Ubiratã (20), Novo Mundo (20), Novo Horizonte do Norte (20), Paranaíta (20), União do Sul (25) e Vera (20).
A iniciativa, coordenada pelo Governo Federal, busca assegurar moradia digna para famílias de baixa e média renda, com foco especial em municípios com até 50 mil habitantes. O prefeito de Vera, Yago Giacomelli, avaliou que a medida representa mais do que a entrega de casas. “A habitação transforma vidas, gera dignidade. É sobre cuidar de gente e construir futuro. É um dos nossos principais objetivos dentro da gestão, fazer no mínimo 300 casas, estamos dando início com estás 20 já confirmadas”, disse Yago.
O Novo PAC prevê não apenas a construção de novas unidades para famílias em situação de vulnerabilidade ou que precisam ser reassentadas de áreas de risco, mas também melhorias habitacionais, urbanização e acesso à infraestrutura essencial, como energia elétrica, saneamento, escolas, postos de saúde e transporte público.
O financiamento das moradias será feito com recursos federais repassados via Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com execução coordenada pela Caixa Econômica Federal. Com a inclusão no programa, a prefeitura de Vera informou que a expectativa é de que as novas unidades habitacionais impulsionem a qualidade de vida das famílias beneficiadas.
“Agora vamos fazer o cadastramento, reunir os documentos para elaborar o projeto em si, cumprir todas as etapas, para posteriormente liberar o dinheiro para ser licitado”, explicou. Em Vera, o local onde serão construídas as 20 casas será ao lado do loteamento aeroporto, sentido pista de motocross, com a área tendo que ser pavimentada e receber a rede de energia, água e esgoto.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.