PUBLICIDADE

Governo e Poderes articulam regulação única para casos de Coronavírus em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Christiano Antonucci/assessoria)

O Governo do Estado e os Poderes constituídos se reuniram nesta segunda-feira, a pedido do governador Mauro Mendes, para alinhar ações de combate ao Coronavírus. No encontro, ficou definido que todos os casos relativos ao Covid-19 no Estado passarão por uma central única de regulação, de modo a otimizar e dar mais eficiência ao atendimento.

“O que estamos propondo é que toda essa rede de leitos que está sendo viabilizada passe por uma única central. E contamos com a ajuda de todos os Poderes, do TCE, dos Ministérios Públicos para que possamos fiscalizar e proporcionar o atendimento adequado para toda a população, sem qualquer privilégio ou desperdício. Temos que ter essa rede muito bem montada”, afirmou o governador.

O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho considera que a centralização dessas demandas vai dar eficiência para o atendimento e otimizar os recursos. Segundo ele, a medida evita que um paciente do interior seja trazido para a Capital quando, muitas vezes, há um leito disponível em uma região mais próximo. “Essa foi a melhor proposta trazida até agora. Senão acaba que os municípios fazem cada um do seu jeito e nem sempre isso traz o melhor resultado”, opinou Botelho.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Guilherme Maluf, afirmou que irá contribuir com o envio de equipes in loco para verificar não só a disponibilidade de leitos, mas de equipamentos e profissionais para o atendimento. “Porque muitas vezes há o leito, mas falta o enfermeiro, o médico. Ou falta o respirador ou outro equipamento. Nessa guerra, precisamos de todos os soldados”, enfatizou Guilherme Maluf.

Para agilizar os trabalhos, a Secretaria de Estado de Saúde irá levantar todos os dados sobre os leitos disponíveis nos hospitais estaduais, bem como os que estão sendo viabilizados e a estimativa do que é necessário para atender os pacientes da covid-19.

Também participaram da reunião o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha; os deputados Dilmar Dal Bosco e Max Russi; os secretários Gilberto Figueiredo (Saúde), Mauro Carvalho (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Alberto Machado (Gabinete de Governo); o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; e o médico infectologista Dr. Abdon Karhawi.

Ainda participaram da reunião, por meio de videoconferência, o procurador-geral do Estado, José Antônio Borges; o promotor de Justiça Alexandre Guedes; os procuradores federais Denise Muller e Gustavo Nogami; e os procuradores do Trabalho Rafael Mondego e Tathiane Nascimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Michele Bolsonaro participará de encontro com lideranças em Sorriso

A ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL), cogitada para ser...

TRE confirma mutirão eleitoral em Matupá para próxima semana

A 33ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento...

Assembleia ouve diretor da ANEEL sobre renovação da concessão de energia para Energisa

Os deputados da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que...
PUBLICIDADE