quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo do Estado deverá divulgar índice de violência e criminalidade

PUBLICIDADE

Com o intuito de facilitar a instituição de políticas que melhorem o sistema de segurança pública em Mato Grosso, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) apresentou o projeto de lei que determina a divulgação do índice de violência e criminalidade no site oficial do Governo do Estado. Maluf defende que a implantação desse banco de dados é necessária devido à escassez de dados quantitativos relativos ao índice de violência.

“E isso dificulta a ação dos policiais nas regiões com maior incidência, bem como a formulação de políticas públicas de promoção e proteção ao cidadão”, alerta o autor da proposta, ao acrescentar que a iniciativa engloba a construção de mapas estatísticos de risco de violência em todo o estado.

Também deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado, em intervalo trimestral, os dados referentes às atividades policiais e das penitenciárias, entre eles o número de ocorrências registradas e tipo de delito; inquéritos policiais; prisões em flagrantes; mandados de prisão recebidos e cumpridos pela polícia civil.

Além disso, o número de delitos comunicados às autoridades policiais, discriminados por tipo penal; armas apreendidas; ingressos e saídas do sistema penitenciário; alvarás de soltura e fugas também deverão ser divulgadas caso o projeto seja aprovado pela Assembleia Legislativa, e sancionado pelo governador Silval Barbosa.

Para Maluf, a criminalidade tomou proporções inaceitáveis, necessitando que a sociedade se mobilize em parceria com o poder público em busca de soluções. Os dados, ainda, orientarão os gestores do sistema público de segurança na definição de estratégias mais eficazes no combate à criminalidade e incentivarão a participação popular com sugestões baseadas em informações precisas. “O projeto aponta o desenvolvimento de uma ação simples e direta, que previna a violência, visando à sua erradicação”.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE