O secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, afirmou que o Executivo aguarda o repasse de R$ 391 milhões do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) pelo governo federal para poder honrar a folha de pagamento dos servidores que já está programada para a próxima segunda-feira (31). De acordo com ele, até sexta-feira (28), o governador deve anunciar se todos os servidores receberão os salários dentro do mês de outubro.
“Nós já fechamos a folha de pagamento e ela está programada para o dia 31. Estamos fazendo um movimento em Brasília para que o FEX venha em tempo. Se não vier, faremos uma comunicação oficial sobre esse assunto na sexta-feira pela manhã. O governador Pedro Taques, junto com a equipe econômica, está buscando todos os esforços para que o servidor público não seja tão sacrificado nesse momento de dificuldade”.
Em setembro, o pagamento dos servidores foi feito de forma escalonada. Com a medida, 90% dos servidores – aqueles que ganham até R$ 6 mil líquidos – receberam os salários no dia 30 de setembro. Os que ganham acima disso receberam no dia 10 de outubro. A primeira parcela da Revisão Geral Anual (RGA) de 2016, de 2%, também foi paga na folha de setembro.
“Sabíamos que setembro seria um mês duro, difícil, porque além das dificuldades decorrentes da crise nacional, temos dois efeitos este mês: a primeira parcela da RGA (Revisão Geral Anual), de 2%, e a parcela do Bank of America”, disse o secretário de Fazenda, Seneri Paulo, no último mês.
Paludo explicou na apresentação das metas ficais do terceiro quadrimestre deste ano que a receita teve um aumento na ordem de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as despesas com pessoal cresceram 19%. “A despesa com folha continua sendo superior que a nossa capacidade de aumento de receita, o que esperamos é a contribuição do governo federal agora”.