PUBLICIDADE

Governo de MT esclarece projeto e andamento das obras do ‘ônibus rápido’

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O governo de Mato Grosso esclareceu sobre a implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) e o andamento das obras, que ocorrem em Cuiabá e Várzea Grande. O projeto prevê implantação de dois corredores. O primeiro liga o novo Terminal de Várzea Grande (atrás do aeroporto) até o Terminal do CPA, saindo da Avenida João Ponce de Arruda, passando pela avenida da FEB, atravessando o rio Cuiabá e chegando às avenidas Tenente-Coronel Duarte e 15 de Novembro. Depois, segue pela Prainha/Avenida do CPA até o novo terminal, próximo ao comando geral da PM.

O segundo ramal sai do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, e seguirá pela avenida Fernando Corrêa da Costa, passando pela avenida Coronel Escolástico até chegar ao centro de Cuiabá.

Haverá ainda cinco linhas de ônibus dentro do Sistema. Duas linhas são chamadas de paradoras, percorrendo cada um dos corredores do início ao fim e parando em todas as estações. As outras três linhas serão expressas, ou seja sairão de cada um dos terminais em direção ao centro de Cuiabá, com um número menor de paradas ao longo do caminho.

As obras do BRT foram licitadas pela Sinfra-MT em 2022. O consórcio Construtor BRT foi contratado para executar todo o empreendimento, incluindo a implantação dos dois corredores, construções de estações e terminais, em um valor de R$ 468 milhões. No entanto, a não execução das obras dentro dos prazos estabelecidos levou à rescisão do contrato no início deste ano.

Este consórcio implantou as pistas de concreto em Várzea Grande, fez obras em calçadas e também alguns trechos da iluminação pública. Um acordo extrajudicial firmado junto ao consórcio, estabeleceu que eles iriam terminar todas as frentes que estavam abertas.

O consórcio Construtor BRT trabalha para finalizar as correções no asfalto, calçadas, drenagem e sinalização no trecho que está sob sua responsabilidade, principalmente entre o Viaduto da secretaria de Fazenda e o Hospital do Câncer.

Já o consórcio Integra BRT trabalha neste momento na praça Ulisses Guimarães, que receberá uma série de intervenções como parte do Parque Linear, e no trecho que fica entre a praça e o edifício Queen Elizabeth. A empresa também iniciou os trabalhos na Avenida XV de Novembro e na Prainha, próximo ao colégio São Gonçalo.

A Sinfra está com o processo de licitação aberto para construir os terminais do BRT no corredor entre Várzea Grande e o CPA. Outros lotes ainda serão licitados, para concluir as obras. Isso inclui o corredor da avenida Fernando Corrêa, a construção dos terminais, do Centro de Comando e Operações, instalação das estações do BRT, sistema de inteligência e sinalização.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: plano de ação para remover cabos e fios deve ser apresentado em 10 dias

Uma reunião realizada entre a prefeitura, empresas provedoras de...

Sorriso sedia esta semana congresso ‘Prefeitos do Agro’

Sorriso sedia, nesta sexta-feira o congresso prefeitos do agro,...
PUBLICIDADE