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Governo de MT encomenda estudos ambientais para asfaltar rodovia ligando Paranatinga a Gaúcha do Norte e Nova Ubiratã

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Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O governo de Mato Grosso abriu um procedimento licitatório para contratar os serviços de elaboração de estudos indígenas e ambientais para pavimentação de trechos da rodovia MT-130, onde há previsão de ser formado um novo corredor logístico. A previsão é que os serviços custem cerca de R$ 5,4 milhões.

Segundo a secretaria estadual de Infraestrutura, o objetivo com os estudos é obter anuência da Funai para a pavimentação da rodovia apontando na licitação que já deu entrada nos pedidos de licenças ambientais para pavimentação de dois trechos da rodovia, porém, houve pendências relacionadas ao Estudo de Componente Ambiental.

Atualmente, a secretaria tem cinco processos de licenciamento em andamento na secretaria estadual de Meio Ambiente referentes à pavimentação da MT-130. A rodovia passa nas proximidades de algumas terras indígenas, como a Marechal Rondon e Bakairi. Por esse motivo, segundo o órgão estadual, a autorização da Funai é “requisito indispensável para o início da execução da obra”.

As obras estão divididas por lotes e serão executadas nos municípios de Paranatinga, Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. O prazo de execução dos serviços contratados será de 540 dias consecutivos.

Em maio deste ano, o governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço para asfaltar 110 km da MT-130, na região do distrito de Santiago do Norte, em Paranatinga, e vistoriou o início das obras de pavimentação no trecho, que recebe um investimento de R$ 93,5 milhões do governo do Estado.

Santiago do Norte está distante 160 km da sede do município e está localizado em uma área de grande produção agrícola e com muitas propriedades rurais. Segundo o governo do Estado, a pavimentação da 130 vai ajudar a resolver os problemas de mobilidade da região e no momento está sendo feito asfalto no trecho entre Paranatinga e a localidade conhecida como Sete Placas, assim como o trecho vistoriado hoje, entre os rios Jatobá e Ronuro. O governo também elabora o projeto para ligar a rodovia até o município de Feliz Natal, criando um novo corredor logístico em Mato Grosso.

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