quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo Blairo começa 2006 aumentando 133% ICMs na pecuária

PUBLICIDADE

O ano começa com aumento de impostos no setor pecuário de Mato Grosso. O Governo do Estado aumentou de 3% para 7% a alíquota do ICMS- Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços- para a saída do boi em pé do Estado. A alíquota mato-grossense passa a ser igual as dos demais Estados e Mato Grosso acabou aumentando em 133% o imposto devido a convênio articulado do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária-.

A decisão do Governo do Estado foi recebida com críticas pelo setor da pecuária que teme queda na arroba do boi. Paulo Resende, diretor-executivo da APR – Associação dos Proprietários Rurais de Mato Grosso- disse, para A Gazeta, que a decisão do governo Blairo é prejudicial para o setor que enfrenta altos custos e perda de competitividade. “Quando começamos a ganhar espaço nos preços veio a febre aftosa ( Mato Grosso não teve focos mas houve embargos parciais para a carne produzida no Estado). Agora estamos levando outra pancada: mais 4% de ICMs”, criticou.

O diretor alerta que a nova alíquota do ICMs limitará a saída de matéria-prima e o excesso de oferta aprisionada no mercado regional forçará uma pressão baixíssima nos preços da arroba do boi gordo hoje cotada a R$ 45,50.

Até sexta-feira vigorou em Mato Grosso o índice de 3% de ICMs sobre a comercialização do boi vivo. Em Junho era de 10% e foi reduzida.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...

Juara vai definir empresa para implantar câmeras de monitoramento no centro e bairros

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE