As obras de implantação do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande estão com 44% de execução informou, hoje, o governo de Mato Grosso. Cinco estruturas, entre pontes e viadutos, que fazem parte do projeto, estão concluídas.
O viaduto no encontro com a MT-010 (Estrada da Guia) está com sua estrutura pronta. Neste momento, o consórcio responsável pelas obras trabalha nos aterros necessários para fazer o acesso ao viaduto. O asfalto na rotatória da parte inferior foi refeito. Ainda estão em andamento, com previsão de entrega para este ano, o viaduto no encontro com a MT-400 (Avenida Antártica), na capital, assim como o da BR-163/364, já em Várzea Grande. Também serão construídos 21,5 quilômetros de pistas duplicadas em concreto. Essas obras estão atualmente na fase de terraplanagem.
Outras obras que estão com suas estruturas físicas prontas são as pontes sobre o Rio Cuiabá, o viaduto no encontro com a MT-251 (Estrada de Chapada) e duas passagens de nível, uma próxima à Igreja Arautos do Evangelho e outra próxima ao Aeroporto Bom Futuro.
O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande será uma importante alternativa para melhorar o trânsito da região metropolitana. A primeira etapa da nova rodovia, que está sendo construída em uma parceria entre o governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ligará as BRs-163/364 em Várzea Grande até a rodovia MT-251, em Cuiabá, permitindo que o trânsito de carretas e caminhões seja desviado do perímetro urbano das duas maiores cidades.
O orçamento inicial é de R$ 206 milhões, sendo que o governo federal ficou responsável por 60% do valor e o Estado por 40%. No entanto, Mato Grosso é responsável por arcar com desapropriações e reajustes, o que pode elevar o valor do investimento para até 60% do valor final da obra.
Ainda está prevista a construção de outra parte do Rodoanel, ligando a MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, depois do Distrito Industrial. Esse trecho inclui a construção de pontes sobre o Rio Coxipó e sobre o Rio Aricá, além de outro viaduto no encontro com a rodovia federal. Com este outro trecho, o Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande chegará a 52 km de extensão, dependendo da aprovação do DNIT.
A informação é da secretaria estadual de Comunicação.