terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo anuncia estratégias para reverter danos do desmatamento

PUBLICIDADE

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou, durante a oficina Política Ambiental para Floresta, duas ações estratégicas para reverter os danos causados pelo desmatamento e que constam no Programa Nacional de Florestas.

A oficina, realizada na tarde de quinta-feira (04.08), faz parte da programação do Primeiro Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade que começou na quarta-feira (03) e termina nesta sexta-feira (05), no Centro de Eventos do Pantanal. Além da expansão da base plantada, a meta é ampliar a área de manejo, de acordo com Orlando Assunção, representante da Diretoria Florestal da Secretaria de Biodiversidades e Florestas do MMA.

No primeiro caso, até 2007, o plano é plantar 800 mil hectares de árvores (200 mil ao ano), principalmente em pequenas propriedades e também por meio de programas empresariais promover o plantio de 1,2 milhão de hectares (300 mil por ano).

A meta inclui, ainda, a recuperação de 50 mil hectares de florestas e também agregar 15 milhões de hectares de florestas (áreas públicas ou privadas). Para combater o desmatamento ilegal, dentro das políticas públicas no setor florestal, o Governo também vai intensificar a fiscalização, uma das ferramentas da política e controle.

O Programa Nacional de Florestas atua em todos os biomas, desde a Amazônia até as florestas plantadas. As ações são urgentes porque 90% da madeira extraída provêm da Amazônia. Desse total, 85% são consumidos no Brasil. E o alarmante é que 96% dessa madeira provêm de corte ilegal.

Na manhã desta sexta-feira (05.08), os participantes das oito oficinas que discutiram temas ligados ao meio ambiente irão debater e definir diretrizes e prioridades. Todas estas propostas serão sistematizadas e resultarão em políticas públicas para o setor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT debate em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis alterações no contrato da BR-163

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começará, nesta...

Empresas que devem ICMs em Mato Grosso podem renegociar e ter 40% de descontos

As empresas mato-grossenses que devem Imposto sobre Circulação de...

Lucas do Rio Verde licita remoção de resíduos, poda de árvores e limpeza; R$ 2,4 milhões

A prefeitura abriu credenciamento, este mês, para seleção de...

Inaugurada base de atendimento da Justiça Federal em Sorriso

O Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal...
PUBLICIDADE