sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo anuncia estratégias para reverter danos do desmatamento

PUBLICIDADE

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou, durante a oficina Política Ambiental para Floresta, duas ações estratégicas para reverter os danos causados pelo desmatamento e que constam no Programa Nacional de Florestas.

A oficina, realizada na tarde de quinta-feira (04.08), faz parte da programação do Primeiro Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade que começou na quarta-feira (03) e termina nesta sexta-feira (05), no Centro de Eventos do Pantanal. Além da expansão da base plantada, a meta é ampliar a área de manejo, de acordo com Orlando Assunção, representante da Diretoria Florestal da Secretaria de Biodiversidades e Florestas do MMA.

No primeiro caso, até 2007, o plano é plantar 800 mil hectares de árvores (200 mil ao ano), principalmente em pequenas propriedades e também por meio de programas empresariais promover o plantio de 1,2 milhão de hectares (300 mil por ano).

A meta inclui, ainda, a recuperação de 50 mil hectares de florestas e também agregar 15 milhões de hectares de florestas (áreas públicas ou privadas). Para combater o desmatamento ilegal, dentro das políticas públicas no setor florestal, o Governo também vai intensificar a fiscalização, uma das ferramentas da política e controle.

O Programa Nacional de Florestas atua em todos os biomas, desde a Amazônia até as florestas plantadas. As ações são urgentes porque 90% da madeira extraída provêm da Amazônia. Desse total, 85% são consumidos no Brasil. E o alarmante é que 96% dessa madeira provêm de corte ilegal.

Na manhã desta sexta-feira (05.08), os participantes das oito oficinas que discutiram temas ligados ao meio ambiente irão debater e definir diretrizes e prioridades. Todas estas propostas serão sistematizadas e resultarão em políticas públicas para o setor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE