Os governadores iniciam, daqui a pouco, audiência com presidente Lula, para tratar sobre a crise no setor de agronegócios. Eles entregarão um documento com reivindicações para amenizar a falta de renda de produtores agrícolas está sendo entregue. Esta manhã, governadores e ministros estiveram no Senado, participando de audiência com ministro da Agricultura e houve fortes criticas ao governo Lula devido aos juros altos, câmbio prejudicial as cotações agrícolas e aumento no diesel que elevou consideravelmente os custos de produção.
Os produtores buscam alternativas para minimizar perdas no campo e reativar a economia. O cenário de câmbio valorizado e altos custos de produção tem causado o endividamento no setor e limitado receita para nova safra. Os produtores estão com os custos cartelizados e as receitas globalizadas. Este é o tom do discurso de líderes políticos ligado ao agronegócio e de produtores rurais.
Na última sexta-feira, o governo anunciou a liberação de R$ 1 bilhão para garantir preços mínimos para a soja. Esse mecanismo, segundo explicou o ministro, servirá como uma espécie de subvenção diferenciada por Estado a fim de que o produtor tenha uma renda mínima garantida. As outras 12 reivindicações apresentadas, deverão ter uma resposta no próximo dia 25, quando o ministério vai lançar o Plano Safra.